Portalegre: VII Dia Robinson assinala-se hoje

imagem_dia_RobinsonA Fundação Robinson comemora hoje, terça-feira dia 17, o VII Dia Robinson.

As comemorações terão início pelas 15h30, no Núcleo da Igreja do Convento de São Francisco, com a inauguração da exposição temporária “Intervenções arqueológicas na Igreja do Convento de São Francisco. Homens e objectos de ontem: um olhar”, com especial destaque para os resultados dos trabalhos de arqueologia e antropologia realizados durante as obras de reabilitação e requalificação da antiga igreja conventual.

De seguida, será apresentado o acervo documental cedido pelo Professor Doutor António Ventura à Fundação Robinson, um conjunto de livros e documentação avulsa datados do século XIX e XX, relevantes para a História da Associação dos Bombeiros Voluntários Robinson e outras indústrias da cidade. Será também assinalado o habitual “Momento Régio”, relembrando também o nascimento de José Régio a 17 de Setembro de 1901, com uma palestra apresentada pelo Ruy Ventura. Haverá ainda o lançamento da publicação “Olhar de Fotógrafos III” que reúne os trabalhos dos 15 fotógrafos que integraram em 2012 a primeira residência artística produzida pela Fundação Robinson em Portalegre. Para concluir a primeira parte das celebrações, será apresentada uma nova iniciativa de programação para o Espaço Robinson: Dia 17 acontece, que decorrerá de Setembro a Dezembro de 2013.

 

As celebrações continuam, agora na Fábrica Robinson, e pelas 17h30, dar-se-á início a uma visita comentada à antiga zona de produção do aglomerado branco, com uma chamada de atenção para o projecto de reconversão daquele antigo espaço industrial para as suas futuras funções como instalações das associações culturais da cidade: os Novos Habitantes, que continuam em destaque com a, apresentação da edição das Publicações da Fundação Robinson n.º 17 que documenta a história da Sociedade Musical Euterpe, um dos Novos Habitantes do Espaço Robinson no futuro. A apresentação da obra será conduzida pelo músico António Eustáquio, à qual se seguirá a actuação da Banda Euterpe.

Ainda no antigo espaço fabril, haverá ainda espaço para mais uma visita, desta vez à zona de produção do aglomerado negro, num encontro com os antigos operários Sr. João Cordas e Sr. José Baptista, que regressam à fábrica para “Picar o ponto” com as suas histórias e as suas memórias. E porque a História da fábrica se inscreve nessas memórias operárias será lançado o nº 23 das Publicações da Fundação Robinson que foca precisamente os conflitos sociais e laborais ocorridos no concelho de Portalegre entre finais do século XIX e a década de 20 do século XX, com a apresentação a cargo de Diogo Júlio.

O dia termina, pelas 21h30, em frente à fachada da Fábrica Robinson no Largo do Jardim Operário, onde terá lugar a simulação histórica “Fábrica Robinson, a greve de 1911”, com a participação das várias associações culturais do concelho de Portalegre.