
O professor, maestro e compositor campomaiorense Vasco Pereira conquistou o primeiro prémio na categoria de compositor na World’s Best Musicians Competition, a 25 de Junho em Varsóvia. Antes disso, Vasco Pereira recebeu, também na Polónia, em Gdansk, o 1º prémio com menção honrosa na International Classic Music Stars Competition, na mesma categoria.
Considerando que “hesitou ainda um pouco antes de enviar a sua candidatura para esta competição”, o maestro conta que “estava um pouco reticente devido a uma experiência em concursos no passado”, mas devido ao incentivo de amigos enviou toda a documentação necessária para o World’s Best Musicians Competition na qual saiu vencedor.
Esta “dupla congratulação” deve-se a obras tocadas e gravadas em Moscovo e em Barcelona, o que por si já lhe dava “uma enorme satisfação por terem sido gravadas no estrangeiro”, mas ainda assim, para Vasco Pereira, este reconhecimento internacional é também “a confirmação da qualidade e do valor destas obras”.
Com o objetivo de “deixar a sua música na história”, o maestro destaca que os pilares para elaboração de novas obras são a inovação e a novidade. Com isto, Vasco Pereira descreve a linha condutora do método de trabalho na criação de novas obras, começando no “seu gosto pessoal, passando pelos músicos e terminando no público”.