Skip to content

Estremoz estreia exposição “Mestre José Vinagre – Tesouro da Arte Popular no Alentejo”

Inaugura, no próximo dia 18 de janeiro, pelas 11:00 horas, na Galeria Municipal D. Dinis, a Exposição “Mestre José Vinagre – Tesouro da Arte Popular no Alentejo”.

O autor da exposição, Mestre José Vinagre é natural da Vila de Veiros, concelho de Estremoz. Atualmente, com 95 anos, é já um dos poucos artesãos que ainda dedica o seu tempo a trabalhar a cortiça, matéria-prima abundante na região e que foi material de eleição de vários artesão, quer para a criação de peças utilitárias, quer para peças representativas do quotidiano do mundo rural alentejano.

Como trabalhou quase toda a sua vida no ramo agrícola, Mestre Vinagre conhece as mais diversas alfaias agrícolas, trabalhos agrícolas, meios de transporte de tração animal e os próprios animais como ninguém, o que lhe permite reproduzir através da memória e com uma minuciosa aproximação da realidade, os mais variados instrumentos e cenas da vida rural alentejana.

Nesta exposição, o visitante poderá encontrar as peças produzidas nos últimos anos, pelas mãos deste Artesão e que são verdadeiros testemunhos que irão transmitir, às gerações vindouras, a memória de um Alentejo Rural, que foi desaparecendo ao longo das últimas décadas.

A exposição estará patente até ao próximo dia 16 de março de 2025.

Compartilhe este artigo: