O projeto My SAD tem como principal objetivo dar apoio domiciliário aos idosos do Centro de Dia do Lar Santa Beatriz. Neste que é um programa financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
My SAD, que teve início no princípio deste ano, atua em três linhas centrais: a Cuidadora São, o podcast elaborado pela instituição e a psicomotricidade.
A Cuidadora São é uma linha de apoio que atua 24h e está diretamente ligada à ERPI “qualquer utente de apoio domiciliário pode ligar para a instituição com alguma dúvida, alguma questão ou alguma urgência” conforme explica Alexandra Mamede, animadora sociocultural do Lar Santa Beatriz. “Temos utentes que realmente aquilo que sentimos é que o apoio domiciliário precisava de mais para além da alimentação e das higienes. Tentamos criar algo que conseguíssemos manter ao longo do tempo e que conseguisse colmatar esta linha do isolamento social”.
Para além de ter a linha 24h, a cuidadora São, segundo a animadora sociocultural do Lar Santa Beatriz, também tem uma enfermeira que está ligada ao projeto que “dá apoio através da linha e pode fazer visitas ao domicílio” e o voluntariado social que atualmente conta com sete voluntários que estão diretamente ligados aos utentes de domicílio que “fazem contactos periódicos, alguns diários e outros semanais em que alertam as pessoas para as temperaturas, para a necessidade de beber água e estabelecem amizades”.
De modo a que os idosos que estejam no domicílio não fiquem sedentários, é trabalhada também a psicomotricidade. “Reparamos que os nossos utentes no domicílio estavam muito parados, então, temos uma psicomotricista que vai ao domicílio, cria um plano, trabalha esse plano com os utentes e semanalmente vai aos domicílios verificar se os exercícios estão a ser praticados e como estão a ser feitos” explica ainda Alexandra Mamede.
Outra vertente do projeto destina-se ao podcast elaborado pela instituição que serve, segundo a animadora sociocultural do Lar Santa Beatriz, para “alerta, informação, estratégias” e que pode ser consultado na página do Facebook do Lar Santa Beatriz.