Joaquim Bastinhas vai ser homenageado na noite desta sexta-feira, dia 29, às 22 horas, em Elvas, no Coliseu Comendador Rondão Almeida. Antes da corrida, a estátua equestre do “Cavaleiro de Elvas” vai ser inaugurada, às 19 horas, em frente à porta principal do coliseu.
A cerimónia de inauguração, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, contará com a atuação da Banda 14 de Janeiro. Segue-se um momento solene e a atuação do elvense Jorge Goes, que irá interpretar o “Fado Bastinhas”.
“A singela homenagem, àquela que foi uma das figuras maiores do toureio a cavalo”, revela a Câmara Municipal de Elvas, “conta ainda com a atuação do duo Rafa e Beltran”.
Em praça, a partir das 22 horas, vão estar 12 cavaleiros tauromáquicos, que lidam seis touros a duo: João Moura e Miguel Moura; Paulo Caetano e João Moura Caetano; António Telles e António Telles Filho; Luís Rouxinol e Luís Rouxinol, Júnior; Tiago Pamplona e João Pamplona; e Marcos Bastinhas e Francisco Palha.
As pegas estão a cargo de dois grupos de Forcados Amadores: de Évora (cabo José Maria Caeiro) e Académicos de Elvas (cabo Luís Machado). O curro tem seis touros com o ferro Passanha.
Este é o segundo espetáculo da Feira Taurina de São Mateus, que teve a primeira corrida no passado sábado, dia 23, com Marcos Bastinhas a encerrar-se com seis touros, numa homenagem ao seu avô, o comendador Rui Nabeiro.