Em 2013 a Polícia de Segurança Pública realizou 673 detenções nos 6 dias em que decorreu a Operação Carnaval em Segurança, numa média de 112 detenções por dia com um empenho significativo de recursos humanos e materiais.
Este ano, a operação vai decorrer até Às 24 horas de dia 4 de Março.
É esperado neste período um reforço de visibilidade policial nos principais eixos viários, o incremento de ações direcionadas para a ausência do consumo de drogas e álcool principalmente junto aos estabelecimentos de ensino, a detenção de suspeitos e controlo da criminalidade contra o património (furtos e roubos) e o controlo incisivo na venda e comercialização de produtos pirotécnicos.
Nesta data vão ser reforçadas as ações de sensibilização para os perigos associados a esta quadra carnavalesca, nomeadamente na vertente pirotécnica.
É importante ainda reforçar a necessidade de adequar as viagens de automóvel aos trajetos escolhidos, condições climatéricas nomeadamente condução com o piso molhado, transporte de crianças nos sistemas de retenção e velocidade média de circulação nas áreas urbanas e junto de escolas.