Esta terça-feira, dia 4 de fevereiro, no Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), tem lugar a apresentação da VIDA para DAR – Movimento Social para a doação de medula óssea.
Neste dia comemora-se o dia mundial da luta contra o cancro e é, por isso, a oportunidade para tornar as pessoas conscientes da luta que muitos travam nas suas vidas neste momento.
A VIDA para DAR, surge para apoiar e acompanhar o Luiz Jamba Rosado, originário do Crato e funcionário do IPP, a quem foi diagnosticada Leucemia em Abril de 2013.
Desde janeiro deste ano, o Luiz está na lista de pessoas que esperam um dador compatível, uma vez que não é possível curar-se por via dos tratamentos habituais nestes casos.
Este movimento social quer esclarecer, envolver e ativar, todas as pessoas a favor da VIDA, numa luta contra a leucemia e contra a desinformação que existe sobre esta situação.
No dia 16 de Janeiro deste ano aconteceu a primeira recolha de dador de medula óssea e, até ao momento, já mais de duas centenas de pessoas responderam positivamente a este apelo de dar VIDA a alguém.
Esta terça-feira, dia 4 de Fevereiro, pelas 17 horas, acontece mais uma recolha de dadores de medula óssea, nas Instalações dos Serviços Centrais do IPP.
Ao ser dador é apenas é retirada uma pequena amostra de sangue (12 ml) que posteriormente é analisada. Feita a recolha de sangue, passa automaticamente a integrar a Base Nacional de Dadores de Medula Óssea (CEDACE) e a Base Mundial Bone Marrow Donors Worlwide (BMDW).