Desde o dia 11 de janeiro que Campo Maior conta com um gabinete de apoio a doentes de Alzheimer: o Gabinete Alzheimer Maior.
Este projeto é desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior e surgiu pela constatação de uma realidade que tem muita expressão a nível nacional, mas também com muita incidência no concelho de Campo Maior, como assegura Rosália Guerra (na foto), socióloga na Santa Casa, convidada da edição de hoje do À Conversa Com.
Começámos logo por fazer uma ação conjunta com a GNR que nos leva até sítios mais isolados e permite-nos chegar a pessoas que precisam de informação sobre a realidade da demência, adianta a socióloga. Para além disso, já começámos a fazer atendimento psicológico, visitas ao domicílio e já contactámos algumas instituições, não só de Campo Maior, mas também de Arronches e Elvas, que também serão abrangidas pelo gabinete.
A doença de Alzheimer é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras). Os sintomas da doença são também apresentados ao longo desta entrevista.