Skip to content

“Reis” Raquel Galvão e Luís Dias prometem muita diversão e folia no Carnaval Internacional de Elvas

Os elvenses Raquel Galvão, ex-concorrente da Casa dos Segredos, e Luís Dias, capitão de “O Elvas”, são os reis do 28º Carnaval Internacional de Elvas, que vai para a rua de 12 a 17 de fevereiro.

O evento, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, e que contará com a participação de cerca de 3500 foliões, foi apresentado ao início da tarde desta sexta-feira, 30 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na presença de vários elementos dos grupos que irão animar o público durante os três grandes corsos. A apresentação esteve a cargo do vice-presidente da Câmara, Nuno Mocinha, e do chefe de Gabinete, Cláudio Monteiro.

Não tendo dúvidas de que os reis escolhidos irão dar muita alegria a este Carnaval, Nuno Mocinha, que entregou as “chaves da cidade” a Raquel e Luís, garante que o investimento avultado que é feito no evento acaba sempre por ter o seu retorno. “Na verdade, o investimento é avultado, mas nós sabemos que o resultado também é avultado. Acima de tudo, a Câmara Municipal organiza o Carnaval, não só para que as pessoas se divirtam, mas para que haja dinamismo económico, não só em termos da hotelaria e da restauração, mas também a nível do nosso comércio”, assegura.

Para uma “festa completa”, o desejo do autarca é que o São Pedro dê algumas tréguas, para que sejam dias de muito sol. “Estamos confiantes, acreditamos muito na energia que os nossos reis possam trazer. De certeza absoluta que o Luís e a Raquel trarão muita alegria a este Carnaval, que conta, obviamente, com muitos participantes, desde logo com o Carnaval Infantil, que junta mais de um milhar de pessoas, com os grupos e as comparsas”, acrescenta Mocinha.  

Lembrando que a programação do evento tem vindo, ao longo dos últimos anos, a conhecer algumas alterações, o vice-presidente do Município de Elvas assegura que o principal objetivo é que, com as melhorias feitas, o Carnaval possa ser sempre “mais participado”. “É sempre feito um balanço no fim, vê-se o que é que correu bem, o que correu menos bem e aquilo que pode ser melhorado e trazemos sempre, no fundo, aqui a tradição associada a alguma inovação, para que também isso possa ser fator de atração à nossa cidade”, remata.

A rainha deste Carnaval, Raquel Galvão, que ao lado de Luís Dias pretende dar uma “nova dinâmica” ao evento, promete, acima de tudo, “muita animação”: “nós esperamos trazer muita diversão, boa disposição e um Carnaval um bocadinho diferente daquele a que estamos habituados. Nós temos aqui pensadas algumas dinâmicas que serão surpresa, mas acima de tudo, queremos divertir-nos muito”.

Já Luís Dias, que começa por agradecer o convite que lhe foi feito, diz-se “muito feliz” por assumir este papel de Rei do Carnaval de Elvas. “Vamos tentar também trazer um bocadinho, e de acordo com aquilo que são as nossas maneiras de ser, uma dinâmica diferente, para levarmos a festa e a folia para as ruas de Elvas”, diz ainda o futebolista.

Para além de nove grupos organizados do concelho (Azevia, CRP da Boa-Fé, SIR, Arkus/Alto Espírito, Gota d’Arte/Banda 14 de Janeiro, “Sou Filho Único”, São Vicente, Santa Eulália e Vila Boim), irão integrar os corsos três comparsas de Badajoz, incluindo a comparsa convidada (Meraki), no sábado, dia 14; o grupo da associação “Agora Quer’Arte”, de Campo Maior, no domingo, dia 15; e três comparsa de Olivença, na terça-feira, dia 17.

Esta edição do Carnaval inicia-se no dia 12, pelas 9h30, com o já tradicional desfile dos compadres e comadres, numa organização da Arkus, da Escola Secundária D. Sancho II e da Universidade Sénior. Segue-se, na sexta-feira, dia 13, o desfile escolar, com a participação de um milhar de crianças, pelas 10 horas, com a animação a ser assegurada pela Gota d’Arte. Ainda na sexta-feira, o desfile coreográfico dos grupos terá início, no Coliseu, às 21h30. Segue-se baile com a Orquestra d’Balho e animação com Funk2You.

No sábado, dia 14, para além do 1º Grande Corso Internacional, com início às 15 horas, haverá ATL de Carnaval para os mais novos, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, entre as 10 e 13 horas. Segue-se o desfile de domingo, dia 15, com início às 15 horas e, na segunda-feira, dia 16, haverá no Coliseu, a partir das 21h30, baile com a banda “Sai do Chão”, de tributo a Ivete Sangalo, com o DJ FUA a garantir a animação pela madruga dento. Na terça-feira, dia 17, após o último corso, que se inicia igualmente às 15 horas, haverá afterparty, no Viaduto, a partir das 18 horas.

De 9 a 17 de fevereiro estará ainda patente, na Casa da Cultura de Elvas, a exposição “Carnaval Sem Fronteiras”, com curadoria de Filipe Belchior.  

Compartilhe este artigo: