
Luís Loures foi eleito hoje presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), com mandato para os próximos dois anos. A eleição decorreu no Politécnico do Porto, numa Reunião do Plenário, tendo conferido ao também presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, que já desempenhava as funções de vice-presidente do CCISP, a tarefa de afirmar o Ensino Superior Politécnico no panorama do ensino nacional e internacional.
A revisão do novo modelo de acesso ao Ensino Superior, que resultou numa quebra histórica de ingressos no ensino superior, a sustentabilidade financeira das Instituições Politécnicas e a injustiça do atual modelo de financiamento serão prioridades do mandato, a par da inovação e a afirmação do ensino politécnico nos contextos nacional e internacional, e do acompanhamento do processo de revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, atualmente em curso.
Luís Loures é Arquiteto Paisagista e Engenheiro Agrónomo, doutorado em Planeamento Urbano, com Post-doc em Agronomia e Sustentabilidade, e agregação em Ciências Agronómicas e Florestais. Em 2009 iniciou a sua carreira docente na Escola Superior Agrária do Politécnico de Portalegre, onde, em 2014, viria a integrar a direção da escola, na qualidade de subdiretor.
Em 2017 assumiu funções como vice-presidente do Politécnico de Portalegre e em 2021 foi eleito presidente da mesma instituição, cargo para o qual foi recentemente reeleito. A par da vasta experiência em atividades de gestão, a carreira académica do Professor Luís Loures tem-se destacado e sido distinguida ao nível do ensino e da investigação, tanto a nível nacional como internacional, de onde se destacam, em 2022, o Prémio Carreira alumni da Universidade do Algarve, em 2023 o título Doutor Honoris Causa em Sustentabilidade e Desenvolvimento pela Universidade ECOTEC. No Equador, em 2024, o prémio Profissional do Ano, Rotary Club de Portalegre, e já este ano o título Doutor Honoris Causa em Educação, atribuído pela Catholic University of New Spain.
Luís Loures sucede no cargo a Maria José Fernandes, que fez dois mandatos à frente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.















