Skip to content

Mais de 1500 exemplares dão vida e cor à 9ª Ibero Aves no CNT de Elvas

Mais de mil exemplares dão vida àquela que é já a nona edição da Ibero Aves, a decorrer no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT). O evento, que é organizado pela organizada pela Associação Ornitológica de Elvas, abriu portas na manhã desta sexta-feira, 24 de outubro, e espera a visita de centenas de pessoas até domingo, dia 26.

A iniciativa conta com a participação de dezenas de expositores, oriundos de várias zonas do país, desde o Algarve às Caldas da Rainha, assim como de toda a Extremadura (Espanha), sendo que em exposição encontram-se para lá de mil aves. Para o presidente da associação, João Paulo Pepê, que revela que todas as expectativas foram superadas, é com “grande satisfação” que voltam a organizar o evento. “É a nona edição da Ibero Aves, mas já antes organizávamos a Expo Aves. Depois é que enveredamos pela parte do campeonato ibérico, para também trazer os espanhóis e ter aqui um convívio espetacular”, recorda.

Dando conta que, ao todo, são cerca de 1.700 as aves que dão vida ao evento, com mais de 1.200 em exposição e as restantes disponíveis na área de feira, o responsável revela ainda que, de acordo com os juízes, “há grande qualidade neste evento, que é o que traz aqui os criadores”. Os melhores exemplares em exposição, como habitualmente, foram já distinguidos, estando identificados com medalhas de ouro, prata ou bronze. 

Uma vez mais, a organização associou-se às escolas do concelho. As crianças voltaram a ser desafiadas a apresentarem desenhos ou outro tipo de trabalhos dedicados às aves, com as melhores três “obras de arte” a serem premiadas. Algumas turmas tiveram também já oportunidade de visitar o certame.

O vereador Cláudio Monteiro, que marcou presença na aberta do evento, agradeceu a organização desta Ibero Aves à Associação Ornitológica de Elvas e destacou o papel do CNT como um espaço polivalente que acolhe todo o tipo de iniciativas. Quem aproveitar o fim de semana para visitar a Ibero Aves, diz ainda o autarca, irá dar o tempo por bem empregue, dada a vasta variedade de aves em exposição.

O certame pode ser visitado hoje até às 19 horas, amanhã entre as 10 e as 19 horas e no domingo das 10 às 16 horas. As entradas são gratuitas.

Compartilhe este artigo: