Skip to content

Casa de Bragança realiza intervenção de conservação e restauro em 152 espécimes da coleção de caça

No âmbito das funções de conservação do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, a Fundação da Casa de Bragança, em Vila Viçosa, empreendeu uma extensa intervenção de conservação em 152 exemplares que integram a coleção da caça.

Assegurada por uma equipa de especialistas, a campanha decorreu entre abril e dezembro de 2024, com intervenção de conservação e restauro de espécimes osteológicos, taxidermias e peles, sobretudo em mamíferos, mas também em aves e répteis. A intervenção foi definida pelos “princípios éticos da conservação e restauro e pelos critérios definidos nas diretrizes que balizam as intervenções presentes no seu código deontológico”.

Para além do seu papel cultural, através da exposição e educação, estes espécimes assumem “um potencial científico importante, nomeadamente ao serviço da biodiversidade” assegura a fundação.

Composta por espécimes provenientes das coleções reais, bem como por doações de colecionadores privados, a coleção pode ser visitada no núcleo da caça instalado no Castelo de Vila Viçosa.

Os interessados podem apreciar esta Coleção no Paço Ducal de Vila Viçosa deterça-feira a domingo. Os horários estão disponíveis no site da Fundação da Casa de Bragança.

Compartilhe este artigo: