
Inserida na programação da Cidade do Vinho 2025, estará patente durante este mês a obra “Da Terra Nasce Poesia”, do pintor Oliveira Tavares, que executou propositadamente para o Município de Borba e pode ser vista durante este mês no Celeiro da Cultura.
Esta pintura define-se com uma ode à Vinha e ao Vinho, nas abas da Serra d’Ossa, que tanta simbologia tem para este concelho, transmitindo as tonalidades do outono Borbense.
No que diz respeito ao seu autor, Oliveira Tavares é um reconhecido pintor português que depois de ter vivido em cidades como Paris ou Bruxelas, escolheu Borba para viver e pintar, tendo o mesmo desenvolvido trabalhos artísticos com a comunidade Borbense.
Para tal, esta é uma aquisição para o espólio artístico e patrimonial feita pelo Município com o objetivo de integrar esta obra na Cidade do Vinho 2025.
Segundo o autor da exposição, “escolhi as cores de uma vinha no outono porque nos remete diretamente a cor do vinho. É no outono que se colhe a uva e que se prepara o vinho, nada mais natural portanto esta associação. A paisagem ao fundo é a Serra d´Ossa e é precisamente a vista que tenho a minha disposição em casa. Vivo rodeado pelas vinhas e com a serra mesmo em frente, privilégios de morar na região. Temos aqui das mais belas paisagens do Alentejo”.
No que toca à obra em si, o artista detalha os pormenores, “a taça aqui representada é inspirada numa pintura de Georges de La Tour, pintor francês do Barroco. Esta taça de grande beleza e que não é habitual nos nossos dias faz-me viajar no tempo. Nos recorda como é antiga esta relação do homem com esta bebida especial que vinda diretamente da terra e depois de muito labor e dedicação se faz poesia num copo. A utilização da obra de La Tour, aqui neste contexto, é porque no passado fiz vários pinturas baseadas na sua obra, assim revivo bons momentos de contemplação com este extraordinário artista e por outro lado faz-nos lembrar que o vinho e as festas sempre passaram pelas mãos dos pintores, para o deleite dos espetadores ao longo dos séculos.”