Skip to content

Associação Cultural UmColetivo em Elvas para apresentar “A vida pelo mundo em pedaços”

A associação cultural UmColetivo regressa a Elvas, na tarde deste domingo, para, no cineteatro municipal, apresentar o recital “A vida pelo mundo em pedaços”, inspirado em Luís Vaz de Camões.

O espetáculo, explica a diretora artística da associação, Cátia Terrinca, tendo por base um conjunto de instrumentos de cordas, como uma harpa chinesa e um bandolim, onde levam o público numa “viagem sonora”, através da lírica camoniana, “passando pelos lugares do Mundo, a partir dos quais Camões escreveu”.  

Embora atualmente sediada em Portalegre, depois de ter saído de Elvas, a associação, garante Cátia Terrinca, está muito satisfeita por regressar à cidade para este espetáculo, onde afirma que “é um motivo de grande alegria” e que “estão sempre disponíveis para colaborar com o Município de Elvas nos diversos projetos”.

Tendo em conta a aproximação com o público elvense como “um ponto muito positivo”, Cátia Terrinca dá ainda conta de dois espetáculos a associação vai, em 2025, apresentar em Elvas, que fazem parte de um projeto de valorização do património literário feminino no século XX, sendo um deles para o público infantil com a peça “olha a bruxa, Nicolau”, um espetáculo que tem como objetivo “fazer a desconstrução daquilo que é a chamada bruxa”. Este coletivo também dará a conhecer um outro projeto inspirado na escritora portalegrense Luísa Grande, que assinava com o pseudónimo de “Luzia”. Esta escritora era conhecida pelos seus textos que retratavam a paisagem alentejana, e para tal, vão ser feitos roteiros no Alto Alentejo inspirados nas suas obras literárias.

O espetáculo “A vida pelo mundo em pedaços”, inserido no programa de comemorações dos 366 anos da Batalha das Linhas de Elvas, tem início, no domingo, no Cineteatro Municipal, às 17h30. Os bilhetes, com preços entre os cinco e os oito euros, podem ser adquiridos na Ticketline ou meia hora antes do início da sessão. 

Compartilhe este artigo: