Skip to content

Abertas candidaturas para Concurso de Ideias e Criatividade do Montado de Sobro e Cortiça

Estão abertas até 5 de março de 2025 as candidaturas para a 8.ª edição do Concurso de Ideias e Criatividade do Montado de Sobro e Cortiça, promovido pelo Município de Coruche e por um conjunto de parceiros. Em 2025 a iniciativa torna a impulsionar abordagens empreendedoras, criativas e inovadoras de valorização do Montado de Sobro, dos seus recursos endógenos e do seu principal e mais reconhecido produto – a cortiça -, continuando a desbravar caminho nos capítulos da inovação e da sustentabilidade.

A concurso estão duas categorias: “Design e Novos Produtos da Cortiça” e “Moda” (coordenados e calçado). O prémio é de 750 euros para os vencedores de cada uma das categorias e subcategorias.

Susana Cruz, vereadora da Câmara Municipal de Coruche, referiu à RNA, que “essa iniciativa está integrada naquilo que é a estratégia de eficiência coletiva PROVER do montado de sobro e cortiça. E mais uma vez o Município de Coruche tem também esta estratégia aprovada para este quadro comunitário, e estamos a trabalhar, obviamente, mais uma vez nesta iniciativa que nasceu dentro daquilo que é o PROVER do montado de sobro e cortiça. O Município de Coruche, mesmo tendo existido este interregno entre um quadro comunitário e outro quadro comunitário, manteve esta atividade considerando que devemos manter esta dinâmica e apostando na criatividade e no empreendedorismo junto dos jovens designers. Este concurso é, sobretudo, focado na matéria-prima cortiça e queremos, obviamente, dar a conhecer, aos jovens designers que também estão a estudar estas áreas, que tenham um contato com esta matéria-prima e que também seja uma iniciativa à introdução da cortiça na área da moda, do design, do calçado. E, portanto, temos as candidaturas abertas até dia 5 de março”.

O prémio para os projetos vencedores é de 750€ para a área do design e novos produtos da cortiça, assim como para a área da moda, com subcategorias de coordenados e calçado. Temos três prémios de 750€, que depois, obviamente, os vencedores irão obter e terão conhecimento daquilo que é o desfile de moda […] no próximo ano, de 29 de maio a 1 de junho, irá decorrer mais uma edição da Feira Internacional da Cortiça e, por isso, é com grande expectativa que iremos apresentar mais uma edição do concurso de ideias e criatividade que curiosamente ao longo dos anos tem tido maior adesão, maior número de candidaturas e portanto também maior interesse por parte dos designers em apresentar aqui os seus projetos”, salientou a vereadora.

O próprio Município depois facultará, sobretudo na área da moda, a Cortiça para poderem trabalhar e apresentar os seus projetos, e ainda a possibilidade, ao longo de tudo, poderem visitar o observatório do sobreiro e da Cortiça, onde disponibilizamos alguns destes coordenados e exemplos do que se pode fazer na área da moda em cortiça e também nas novas aplicações, uma vez que a exposição que temos patente que está relacionada também com as novas aplicações da cortiça”, rematou

Compartilhe este artigo: