Skip to content

Forte da Graça celebra nove anos de reabertura com apresentação de livro de Isabel Ricardo

A escritora Isabel Ricardo apresentou esta quarta-feira, 27 de novembro, no Forte da Graça, o livro “Os Aventureiros: O Enigma do Forte”, no dia em que se assinalou os nove anos de reabertura da “jóia da coroa” ao público, após obras de requalificação.

A obra infanto-juvenil tem como palco principal de aventuras a cidade de Elvas e, em especial, o Forte da Graça.

Isabel Ricardo começa por explicar que a história deste livro tem início naquilo que imaginou serem umas Jornadas Juvenis em Elvas. “Tudo começa nas Jornadas Juvenis de Orientação Elvas – Chave do Reino, em que os jovens aventureiros vão participar. No primeiro dia em que chegam vão visitar a biblioteca e encontram um papel que está num livro que tem uma frase com o ponto de partida para a aventura”, adianta.

Segundo a autora, a inspiração para o livro surgiu “quando foi convidada pela Biblioteca Municipal de Elvas, há dois anos, a visitar a cidade”. Isabel Ricardo destaca ainda que o Forte da Graça atraiu a sua atenção, daí “ser o ponto principal da aventura no livro”, que acaba por ser, para além de uma história, “ uma forma de divulgação da cidade”. 

Nove anos após a reabertura da “jóia da coroa”, Vitória Branco, vereadora na Câmara Municipal de Elvas, realça que a “requalificação do Forte da Graça é extremamente importante para a cidade e é um motivo de orgulho para os elvenses”. Prova do trabalho investido na reabertura do monumento, refere ainda a autarca, “é o facto de servir como tema e inspiração do livro “Os Aventureiros: O Enigma do Forte””.

Compartilhe este artigo: