Campo Maior recebe este fim de semana, dias 16 e 17 de novembro, o seu primeiro Festival de Paramotor, numa organização do Clube de Voo Ascendente, com o apoio do Município de Campo Maior.
O evento, de acordo com presidente do Clube de Voo Ascendente, Eduardo Lagoa, é acima de tudo de lazer, onde estarão reunidos pilotos portugueses e espanhóis. Um dos principais objetivos da iniciativa é “permanecer com esta prática na zona”.
Durante o fim de semana vai ser possível participar, sem custos, nas diferentes propostas que a iniciativa apresenta: batismos de voo, demonstração aérea, exposição de equipamentos e raid dos aromas e sabores. A organização espera conseguir “rer alguma interação com as pessoas da terra, para que possam vir a ter a experiência do que é voar”, dando-lhes também a possibilidade de “ver a localidade a partir do céu”.
Eduardo Lagoa adianta que “o encontro de Paramotor está marcado para às 8h30, com o final das provas ao anoitecer, se a meteorologia assim o permitir”. No final de tarde, revela ainda o presidente do Voo Ascendente, “vai ocorrer um momento especial, com uma surpresa para todos os presentes”.
O evento vai decorrer fora da vila, junto à Defesa de São Pedro. A localização exata da atividade está disponível no QRCode, presente no cartaz do festival.
O Paramotor é uma adaptação do Parapente. Enquanto, no parapente, é necessária uma certa altura para conseguir voar, o Paramotor pode levantar voo de qualquer lugar plano devido ao motor que o piloto carrega nas costas.