Projeto de Compostagem Comunitária continua a reeducar hábitos em Campo Maior

De forma a dar continuidade ao Projeto de Compostagem Comunitária, que se encontra a decorrer na Freguesia de Nossa Senhora da Graça dos Degolados, no concelho de Campo Maior, realizou-se, no passado dia 27 de junho, um workshop sob o tema “Do Prato ao Campo”.

Esta ação teve como objetivo de sensibilizar para a redução do desperdício alimentar, com algumas dicas que foram postas em prática para aproveitamento de sobras e cascas de fruta como, por exemplo, águas aromatizadas e manteigas com ervas aromáticas, entre outras. No final foi possível despejar na Ilha de Compostagem os restos da fruta e legumes provenientes da preparação destas receitas.

Durante esta iniciativa foi possível alertar todos os moradores para a importância de continuarem a separar os seus biorresíduos para compostagem, reduzindo assim o lixo encaminhado para aterro e dando um fim útil a estes resíduos, transformando-os em adubo.

O momento contou com a presença do vice-presidente da Câmara de Campo Maior, Paulo Pinheiro, e do presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo.

Em simultâneo, nos dias 26 e 27, decorreram visitas porta a porta na mesma freguesia, para a realização de inquéritos de avaliação e acompanhamento deste projeto que teve o seu início em dezembro de 2023.

Para os mais jovens, e de forma a testar os seus conhecimentos, foi realizado um jogo sobre as regras de separação de resíduos, no Centro Educativo Alice Nabeiro e no ATL Arco-Íris, da Casa do povo de Campo Maior, onde foi possível, de forma divertida criar novas aprendizagens.