Secundária de Campo Maior ainda está a recolher equipamentos elétricos para reciclagem

Até segunda-feira, 1 de julho, é possível entregar, na Escola Secundária de Campo Maior, pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados para reciclagem, no âmbito da 13ª edição da campanha “Escola Electrão”.

A campanha teve início em setembro do ano passado e está a chegar à reta final, sendo que as escolas com maiores quantidades recolhidas serão premiadas.

No distrito de Portalegre, para além da escola de Campo Maior, há ainda outras seis aderentes: a Escola Secundária D. Sancho II e a Escola Básica nº2 de Elvas; a Escola Secundária de Campo Maior; a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão; a Escola Básica e Secundária Padre Joaquim Maria Fernandes, em Sousel; a Escola Básica Garcia da Orta, em Castelo de Vide; e a Escola Secundária Mouzinho da Silveira, em Portalegre.

Por cada dez quilos de pilhas, dez quilos de lâmpadas ou cem quilos de equipamentos elétricos usados cada escola recebe um ponto e por cada dez pontos acumulados recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros.

Ao longo de 12 edições, esta campanha do Electrão, que sensibiliza para a necessidade de entregar pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados para reciclagem, já permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de equipamentos nas escolas aderentes e, paralelamente, permitiu sensibilizar milhares de alunos de uma vasta comunidade escolar para a importância de separar para reciclar, não só pilhas e equipamentos elétricos, mas também embalagens.

A campanha “Escola Electrão” desafia também os alunos e professores das escolas participantes a criar reportagens vídeo sobre a reciclagem, no âmbito do concurso trimestral “Repórter Electrão”.

No primeiro período foram submetidos 27 trabalhos de 13 escolas alusivos à temática da reciclagem de embalagens “Separar/ não separar” que premiaram alunos e professores de vários níveis de ensino. Outros 29 trabalhos foram apresentados por parte de 12 escolas do país no segundo desafio, que incidiu sobre as diferenças entre lixo e resíduos.

Os desafios do concurso “Repórter Electrão” são lançados trimestralmente. É escolhido um trabalho vencedor por cada nível de ensino. Cada aluno e professor das equipas vencedoras recebe um cheque-prenda no valor de 50 euros.