Governo lança programa com 100 bolsas de estudo para doutoramento

BolsaEstudo.jpgO Governo lançou o «Programa Ciência no Património Cultural”, uma parceria estratégica entre as áreas da cultura e da ciência, tecnologia e ensino superior, com o objetivo de incentivar projetos de doutoramento colaborativos por instituições académicas e culturais, com vista ao reforço do estudo de coleções e do património cultural.

Este programa, de âmbito plurianual, estabelece como principais metas globais a abertura de procedimentos concursais para 100 bolsas de doutoramento e a abertura de procedimentos concursais para 30 contratos a celebrar com investigadores doutorados. Prevê-se ainda a constituição e promoção de consórcio(s), entre a Direção-Geral do Património Cultural e laboratórios do Estado, unidades de I&D e instituições do ensino superior, com o objetivo de desenvolver e dinamizar projetos e iniciativas de cooperação científica e cultural.

Foi também aprovada a abertura de três concursos anuais para cada uma das iniciativas elencadas, com fecho até ao final do primeiro trimestre em 2021 e até 31 de janeiro de 2022 e 2023, a realizar e a executar pela FCT, I.P., no quadro do seu orçamento.

Este programa promove assim o emprego científico qualificado, as atividades de ensino e investigação na área da cultura, reforçando a qualificação das equipas dos museus, palácios, monumentos e sítios arqueológicos.