Skip to content

Trabalhos do “JABA 2024” em exposição na Casa da Cultura de Elvas

Uma exposição de obras selecionadas do Certame Transfronteiriço de Jovens Criadores “JABA 2024”, promovido anualmente pelo Município de Badajoz, encontra-se disponível para visita, até final dste mês de maio, na Casa da Cultura de Elvas.

A mostra, que apresenta trabalhos das categorias a concurso – audiovisual, banda desenhada, design gráfico, escultura, fotografia, fotojornalismo e pintura – e que foi inaugurada ao final da manhã desta quinta-feira, 2 de maio, inclui o trabalho vencedor da elvense Rita Henriques.

Esta exposição, de acordo com o vereador na Câmara de Elvas Cláudio Monteiro, insere-se na programação daquele que é o mês dedicado à juventude na cidade, sendo já a quinta mostra apresentada, este ano, na Casa da Cultura. “Quem visitar a Casa da Cultura vai encontrar artes totalmente diferentes”, assegura o vereador, apelando, no futuro, à participação de mais jovens artistas elvenses neste certame transfronteiriço

Na abertura da exposição esteve também presente a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, que, e tendo em conta que a exposição apresenta quase na sua totalidade trabalhos de jovens espanhóis, diz “faltar incentivar à participação” dos jovens alentejanos no JABA. “Temos jovens ligados ao mundo das artes com grande qualidade, mas possivelmente teremos de incentivar mais na divulgação”, assegura, dando conta que a intenção é que esta exposição possa vir a ser apresentada em Campo Maior no âmbito do festival Raya Jovem.

Já Mariema del Carmen Seck, vereadora no Município de Badajoz, confirma que, e apesar da participação de jovens de vários municípios de Portugal, a “grande maioria” dos trabalhos é de artistas da Extremadura. Na próxima edição do JABA, a vereadora espera que mais artistas participem: “todos os jovens, desde os 13 aos 35 anos, que queiram, apresentem os seus trabalhos”.

A mostra pode ser visitada até 31 de maio, na Casa da Cultura de Elvas, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas e, ao sábado, das 10 às 13 horas.

Compartilhe este artigo: