CIMAA representada na conferência “Ponte de Sor: Cidade que Educa e Transforma”

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve representada no passado dia 10 de abril, na conferência internacional “Ponte de Sor: Cidade que Educa e Transforma – Democracia, Sustentabilidade e Direitos da Criança”. Os painéis de debate foram constituídos por especialistas das mais diversas instituições ligadas à educação.

Durante as apresentações do primeiro painel, o tema principal foi o programa “Cidades Amigas das Crianças”. Este programa promove a realização dos direitos das crianças, com recurso à definição de políticas locais, coordenadas para a infância e adolescência, potenciadoras da articulação entre todos os sectores municipais e o estabelecimento de parcerias com instituições da comunidade que promovam o bem-estar de todos os cidadãos, em particular das crianças e jovens. Também a mobilidade e o brincar ao ar livre, pela importância que têm para o desenvolvimento saudável e para a promoção do bem-estar das crianças e jovens, foi outro dos tópicos discutidos.

No segundo painel, a participação cívica dos jovens na sociedade, enquanto massa crítica que é formada através da presença e participação em fóruns de opinião e através da educação obtida em contexto familiar, escolar e social/comunitário, foi o tema central. Nesta sequência foi também alvo de análise a relevância da articulação entre as autarquias e as escolas, como motores da participação cívica, para que os jovens possam, de forma crítica e assertiva, ser protagonistas junto dos órgãos de tomada de decisão.