Elvas celebra 50 anos do 25 de Abril com vasto programa de iniciativas

A Câmara Municipal de Elvas preparou uma vasta programação para celebrar os 50 anos do 25 de Abril, que já teve início e que se prolonga até ao próximo dia 27, com um concerto dos Monda, em que terão como convidados Rui Veloso, Vitorino Salomé e o Grupo Cantares de Portel, no coliseu da cidade.

Desta feita, e tendo em conta que se comemora meio século de liberdade e de democracia em Portugal, explica o vereador Cláudio Monteiro, as iniciativas, que se desenvolvem em vários espaços de Elvas, contemplam todo o tipo de públicos, através, entre outras áreas, da arte, do património e do desporto.

“O mais importante é que tudo seja descentralizado, não realizar tudo num sítio específico. Por exemplo, e fazendo jus àquela que é a componente do turismo militar de Elvas, iremos ter uma viatura militar, uma chaimite, numa rotunda de uma rua da cidade. Iremos também levar viaturas militares, em parceria com o Museu Militar, à Praça da República, para explicar às pessoas o que foi o 25 de Abril”, revela o vereador.

Não esquecendo as crianças das escolas, está a ser apresentado, nos estabelecimentos escolares de primeiro ciclo do concelho, a peça “A Liberdade!”, pela associação juvenil Arkus.

Cláudio Monteiro destaca ainda as tradicionais cerimónias do próprio dia 25 de Abril, desta vez, com a realização de uma Assembleia Municipal Extraordinária alusiva à Revolução dos Cravos, a par do hastear da Bandeira Nacional ao som da Banda 14 de Janeiro e o final do Torneio da Malha “João Brioso”, na Praça da República.

O vereador adianta ainda que, nesta programação, está ainda prevista a inaugurada uma exposição de Nuno Ezequiel do Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires, enquanto Nuno Franco Pires fará a apresentação da sua mais recente obra literária, “Abril”, no Museu Militar.

O programa completo destas comemorações para conhecer na imagem abaixo: