Arkus dá a conhecer história do 25 de Abril com teatro às crianças de Elvas

A associação juvenil Arkus está a percorrer todas as escolas do primeiro ciclo do concelho de Elvas para, através de uma pequena peça de teatro – “A Liberdade!” –, dar a conhecer a história do 25 de Abril de 1974 aos mais novos.

Esta “mini-representação”, explica a atriz e membro da associação, Raquel Pirota, serve para explicar às crianças os motivos que levam os portugueses “a comemorar esta data”, sendo que a ideia de promover este espetáculo partiu da Câmara Municipal, depois de contactos pelo vereador Cláudio Monteiro para “realizar alguma atividade alusiva ao 25 de Abril, em contexto escolar”.

O espetáculo “A Liberdade!”, adianta Raquel Pirota, surge também no âmbito e no seguimento da peça que, por altura do feriado municipal de 14 de Janeiro, a Arkus apresenta também às crianças das escolas. A intenção é que as crianças percebam, de forma “engraçada”, este momento histórico de Portugal.

Esperando que esta iniciativa possa marcar os mais novos, a atriz revela ainda que a liberdade de expressão e de escolha são alguns dos temas centrais desta apresentação teatral.

O espetáculo, apresentado em todas as escolas de primeiro ciclo do concelho, incluindo no Colégio Luso-Britânico, é apresentado até amanhã, quarta-feira, dia 17, em duas sessões, às 9 e às 15 horas. É retomado, nos mesmos horários, na próxima semana, entre segunda e terça-feira, dias 22 e 23.