Alentejo recebe 3º encontro da Rede Portuguesa de Turismo Industrial

Tendo como cenário o Parque Mineiro de Aljustrel, recentemente inaugurado, o terceiro Encontro da Rede Portuguesa de Turismo Industrial e a apresentação da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial” realiza-se quinta-feira, dia 7 de março, num evento promovido pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial em parceria com a Turismo do Alentejo e Ribatejo.

No âmbito da iniciativa, que reúne várias dezenas de parceiros nacionais e regionais, representantes das Entidades Regionais de Turismo, da Direção Regional de Turismo dos Açores e do Turismo de Portugal, vão ser dadas a conhecer as 180 experiências, entre as quais 15 nos territórios do Alentejo e do Ribatejo, que estão disponíveis para os visitantes e turistas, entre 16 e 30 de março.

“O Turismo Industrial – integrado na Estratégia Turismo 2027 que visa reforçar a atratividade dos territórios, valorizar os produtos e os processos produtivos nacionais, e captar o interesse da procura turística nacional e internacional ao longo de todo o ano – tem despertado, cada vez mais, o interesse dos visitantes e de empresas de vários setores, como o agroalimentar ou o extrativo. No Alentejo e no Ribatejo, por exemplo, no ano passado a oferta era de nove experiências e este ano são 15, promovidas por nove parceiros que apresentam atividades como colóquios, degustações, filmes, oficinas, workshops e visitas guiadas”, explica José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo.

Para além da apresentação da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, no decorrer do evento vai ser feito um ponto de situação sobre o “Estado da Arte do Turismo Industrial em Portugal” e assinadas as declarações de colaboração, entre novos parceiros e a Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O encontro vai servir, também, para dar a conhecer o Parque Mineiro de Aljustrel que, inaugurado em dezembro de 2023, tem várias ofertas associadas ao Património Industrial.

O programa completo para ver abaixo: