Tendo como cenário o Parque Mineiro de Aljustrel, recentemente inaugurado, o terceiro Encontro da Rede Portuguesa de Turismo Industrial e a apresentação da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial” realiza-se quinta-feira, dia 7 de março, num evento promovido pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial em parceria com a Turismo do Alentejo e Ribatejo.
No âmbito da iniciativa, que reúne várias dezenas de parceiros nacionais e regionais, representantes das Entidades Regionais de Turismo, da Direção Regional de Turismo dos Açores e do Turismo de Portugal, vão ser dadas a conhecer as 180 experiências, entre as quais 15 nos territórios do Alentejo e do Ribatejo, que estão disponíveis para os visitantes e turistas, entre 16 e 30 de março.
“O Turismo Industrial – integrado na Estratégia Turismo 2027 que visa reforçar a atratividade dos territórios, valorizar os produtos e os processos produtivos nacionais, e captar o interesse da procura turística nacional e internacional ao longo de todo o ano – tem despertado, cada vez mais, o interesse dos visitantes e de empresas de vários setores, como o agroalimentar ou o extrativo. No Alentejo e no Ribatejo, por exemplo, no ano passado a oferta era de nove experiências e este ano são 15, promovidas por nove parceiros que apresentam atividades como colóquios, degustações, filmes, oficinas, workshops e visitas guiadas”, explica José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo.
Para além da apresentação da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, no decorrer do evento vai ser feito um ponto de situação sobre o “Estado da Arte do Turismo Industrial em Portugal” e assinadas as declarações de colaboração, entre novos parceiros e a Turismo do Alentejo e Ribatejo.
O encontro vai servir, também, para dar a conhecer o Parque Mineiro de Aljustrel que, inaugurado em dezembro de 2023, tem várias ofertas associadas ao Património Industrial.
O programa completo para ver abaixo:


A Direção Regional do Alentejo do IPDJ, em parceria com diversas associações juvenis e outras entidades, irá realizar algumas atividades direcionadas para o publico jovem, e não só, integradas no “Mês da Juventude”, promovido pela Câmara Municipal de Évora, o qual está a decorrer e se estenderá até dia 31 de março.
O Município de Arronches participou, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, em mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), como sempre com o intuito de promover o que de melhor se faz no concelho no maior certame da área realizado em Portugal.
Depois de várias candidaturas, a título individual, a Câmara Municipal de Borba junta-se agora aos outros municípios da Serra d’Ossa – Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo – e a outros parceiros, para concorrer à “Cidade do Vinho”, em 2025.
Ricardo Pinheiro e os restantes candidatos do Partido Socialista (PS), pelo círculo eleitoral de Portalegre, à Assembleia da República, estiveram esta quarta-feira, 6 de março, de visita ao InnovPlantProtect (InPP), em Elvas, com o objetivo, não só de conhecerem as instalações e equipamentos tecnológicos do laboratório colaborativo, mas também de trocarem ideias sobre como estão a decorrer os trabalhos da agenda mobilizadora InsectERA.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) assinou, com diversas entidades, entre as quais Municípios, Comunidades Intermunicipais e Agrupamentos de Escolas da região, dois acordos colaborativos no âmbito do Projeto “Escola da Coesão”
A higiene do centro histórico de Elvas e as questões ambientais têm estado na origem de uma das “grandes preocupações” da Câmara Municipal, pelo que estão a ser instaladas novas papeleiras em algumas das ruas, que incluem a disponibilização de sacos de plástico para que sejam apanhados do chão os dejetos dos animais.


O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot, no valor de 63 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 5 de março, na chave sorteada.