CIMAA volta a marcar presença na BTL

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) volta a marcar presença na da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), um dos eventos mais importantes do contexto turístico e económico do nosso país, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Tal como em edições anteriores, a CIMAA estará representada com stand próprio e com um objetivo na bagagem: a promoção do território do Alto Alentejo e a sua diversidade de patrimónios, ideal para turistas nacionais e internacionais.

“O Alto Alentejo é muito mais do que os olhos alcançam: é a diversidade dividida por 15 magníficos concelhos com características muito próprias. Autênticos destinos turísticos de excelência que se completam com ofertas para todos os públicos-alvo, desde os mais jovens aos mais experientes. A divulgação e promoção do nosso território na BTL será alicerçada em três projetos, intimamente ligados e da responsabilidade da CIMAA: “PROVERE InMOTION: Alentejo, Turismo e Sustentabilidade”, “Altamente Alentejo” e “Alentejo Feel Nature”.”

Voto antecipado em mobilidade com mais de 93 mil pessoas inscritas

Até ao meio-dia desta segunda-feira, 26 de fevereiro, foram já 93.602 as pessoas que, em território nacional, se inscreveram para o voto antecipado em mobilidade, segundo informação do Ministério da Administração Interna.

A inscrição no voto antecipado em mobilidade no território nacional decorre até quinta-feira, dia 29 de  fevereiro e pode ser efetuada por meio eletrónico em www.votoantecipado.mai.gov.pt ou por  carta dirigida à Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

Os eleitores recenseados no território nacional e que se registem nesta modalidade podem votar no dia 3 de março, numa mesa de voto antecipado por si escolhida.

Existirão mesas de voto antecipado em cada município do continente e das Regiões Autónomas.

Vila Viçosa vai ter circuito literário dedicado a Florbela Espanca

Vila Viçosa vai ter um circuito literário dedicado a Florbela Espanca.

Com o objetivo de dar conhecer, entre outros aspectos, “a forma como Vila Viçosa serviu de inspiração à obra literária” da poetisa calipolense, através de uma conjugação de “componentes museológicas e patrimoniais”, este projeto, que contará com financiamento do programa “Transformar Turismo”, estava, segundo o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, em cima da mesa há já “muito tempo”.

“A Florbela Espanca é um vulto da nossa literatura e temos aqui um legado importante, inscrito nas principais ruas e artérias de Vila Viçosa”, recorda o autarca, dando conta que esta rota literária permitirá conhecer melhor a escritora e a sua obra.

Prevendo-se que esteja concluído até final do ano, este circuito contará com 14 pontos de interesse, que “incluem espaços privados e espaços públicos”. O financiamento conseguido pela autarquia, no valor de 300 mil euros, será aplicado na recuperação da casa do pai de Florbela Espanca e de outros espaços culturais inseridos neste circuito. Por outro lado, o Município tem um conjunto de parceiros neste projeto, como a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Universidade de Évora, o Grupo de Amigos de Vila Viçosa e a Fundação da Casa de Bragança, que detêm “algum espólio” relacionado com Florbela Espanca.

“Pensamos que, com esta iniciativa, vamos conseguir dar resposta a um segmento turístico que procura muito, no âmbito do turismo literário, informações sobre Florbela Espanca”, diz ainda Tiago Salgueiro.

Quercus cria rede de “Escolas Amigas dos Polinizadores”

A Quercus criou, este ano letivo, uma rede de “Escolas Amigas dos Polinizadores”, sendo que um dos estabelecimentos de ensino a fazer parte desta rede é a Escola José Régio em Portalegre.

O objetivo deste projeto passa por sensibilizar para a importância dos polinizadores, explicar o que são, as ameaças e como os podemos ajudar. Além de receberem ações de sensibilização, esta semana a escola de Portalegre vai criar um corredor com plantas e flores silvestres dentro do seu próprio espaço verde, que será cuidado pelos alunos, para atrair insetos polinizadores.

Foram também produzidos vários recursos didáticos, audiovisuais e digitais com vista a esclarecer e sensibilizar os cidadãos em geral e o público escolar, em particular, para a relevância dos insetos polinizadores, nomeadamente os polinizadores selvagens.

Os interessados neste tema podem também consultar o Guia Prático Cidadãos pela Conservação dos Polinizadores, disponível AQUI.

Este é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão, às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Dário Guerreiro levou “Pequeno Problema” a Campo Maior

O mais recente espetáculo do humorista Dário Guerreiro, “Pequeno Problema”, passou na noite de sábado, 24 de fevereiro, pelo palco do Centro Cultural de Campo Maior.

Durante o serão, o artista algarvio arrancou muitas gargalhadas ao público com as reflexões estapafúrdias sobre o estado da sua vida e outras não mais inteligentes sobre o mundo que observa.

Município de Elvas investe mais dez milhões em habitação

A falta de habitação no concelho de Elvas continua a ser uma das principais preocupações da Câmara Municipal.

Nesse sentido, e depois da aquisição de casas, para serem reabilitadas, a par do prédio que está a ser construído na Quinta dos Arcos, o município vai agora, e depois de aprovada uma candidatura para mais um investimento em torno dos dez milhões de euros, proceder à recuperação de mais cerca de 80 habitações, de acordo com o presidente Rondão Almeida.

“A Câmara Municipal de Elvas apresentou mais uma candidatura, na ordem dos dez milhões de euros, para recuperar e colocar ao dispor da população, daqui por uns meses ou um ano, mais cerca de 80 casas”, explica o autarca. Destas cerca de 80 casas, mais de 50 serão reabilitadas no centro histórico da cidade e as restantes nas freguesias rurais.

“Se temos, neste momento, já quase uma centena de casas – umas a serem feitas de raiz, como é o caso dos 60 fogos, outras a serem reconstruídas dentro do centro histórico e nas aldeias – foram agora aprovados mais dez milhões, para dar resposta a mais cerca de 70 agregados familiares”, revela ainda Rondão Almeida.

De recordar que, no âmbito da Estratégia Local de Habitação do Município de Elvas, e até 2026, está previsto um investimento superior a 62 milhões de euros.

Campanha do Chega esta segunda-feira em Campo Maior e Portalegre

Depois de ter iniciado ontem, 25 de fevereiro, a campanha distrital para as eleições legislativas de 10 de março, em Nisa e Elvas, o Chega vai estar esta segunda-feira, 26 de fevereiro, em Portalegre e Campo Maior.

Em Portalegre, os candidatos pelo Chega visitam os Bombeiros Voluntários, pelas 10 horas, seguindo-se uma passagem pela Associação Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR), uma hora e meia depois.

Já em Campo Maior, de depois de uma visita à Santa Casa da Misericórdia, pelas 16 horas, a comitiva visita os Bombeiros Voluntários, às 19 horas.

De recordar que o cabeça de lista do Chega, pelo círculo eleitoral de Portalegre, às eleições legislativas é Henrique Freitas.

Livro “Do Poema Fiz Canção” apresentado em Campo Maior

O livro póstumo “Do Poema Fiz Canção”, da campomaiorenses Lurdes Almeida, foi apresentado na tarde de sábado, dia 24 de fevereiro. no salão do Centro Comunitário.

Composto por uma série de poemas deixados pela autora e organizados pelos seus filhos, José Almeida e Ilda Almeida, em colaboração com a Filigrana Editora, a obra foi apresentada perante uma sala repleta de campomaiorenses que não quiseram deixar de marcar presença neste momento tão especial, e que sempre foi um dos grandes sonhos de Lurdes Almeida.

O presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, e a vereadora São Silveirinha participaram na sessão, juntamente com os antigos autarcas Ana Golaio, João Muacho, Isabel Raminhas, que no exercício das suas funções privaram com a autora enquanto responsáveis pela gestão do Centro Comunitário, a “segunda casa” de Lurdes Almeida, e leram alguns dos poemas que integram o livro. A apresentação ficou a cargo de Amélia Bravo Vadillo, da Filigrana Editora.

Estiveram ainda presentes o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, a vereadora Fátima Vitorino, e Vanda Portela e José Leão, em representação das Juntas de Freguesia de S. João Baptista e de Nossa Senhora da Expectação, respetivamente.

João Cirilo garante que separação de resíduos orgânicos tem vantagens ambientais e económicas

A freguesia de Degolados, no concelho de Campo Maior conta um compostor comunitário de biorresíduos, colocado em dois locais da freguesia.

A instalação foi feita depois de um workshop sobre o tema e de uma explicação à população, explica o presidente da junta, João Cirilo. “Realizou-se um novo workshop de compostagem para as pessoas responsáveis pela manutenção do compostor, foi também feita uma ação de rua para alertar a população para a necessidade de separarem os resíduos orgânicos, para mais tarde termos algum benefício em termos ambientais, porque esses resíduos serão transformado em adubo orgânico”.

João Cirilo espera que as pessoas, a quem foi distribuído um balde e dois sacos para separação de resíduos orgânicos, sejam “recetivas a esta iniciativa, que tem vantagens ambientais e económicas”.

A instalação destes compostores comunitários de biorresíduos assume-se como um projeto do Fundo Ambiental em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e o Município de Campo Maior.

Matança do Porco reúne população de Degolados em almoço-convívio

A Junta de Freguesia de Degolados, no concelho de Campo Maior, promoveu no passado sábado, 24 de fevereiro, a XIV Matança Tradicional do Porco.

O evento, que resultou num almoço-convívio, no Salão Polivalente de Degolados, juntou dezenas de degoladenses e não só, numa tarde animada pela música de Bruno Pires.

Marcaram presença o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, o deputado na Assembleia da República, Ricardo Pinheiro, o presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, assim como o restante executivo composto por Olga Madeira e Bruno Marques, e Vanda Portela e José Leão, em representação das Juntas de Freguesia de São João Baptista e de Nossa Senhora da Expectação, respetivamente.