Elvas: concerto de música sacra este domingo no hotel Vila Galé

O Ciclo de Concertos “A Música Encanta o Património” está de regresso, para um conjunto de concertos nos próximos meses, em vários espaços emblemáticos de Elvas.

O primeiro acontece já este domingo, 18 de fevereiro, a partir das 18 horas, na Igreja do antigo Convento de São Paulo, atual Hotel Vila Galé Colletion Elvas, sob o mote “Música Sacra do Barroco Italiano”.

Com a participação de um ensemble vocal “constituído por 20 cantores”, em que o cravo é o instrumento em destaque, Luís Zagalo, diretor da Academia de Música de Elvas e um dos responsáveis por este conjunto de espetáculos, explica que neste primeiro concerto apresenta-se “uma proposta diferente”, com repertório “pouco habitual”.

Neste espetáculo da Classe Pacense da Música Vocal dos Séc. XVII e XVIII, sob direção do maestro Santiago Pereira, serão apresentadas peças de compositores e músicos italianos “importantes”, como Verdi e Vivaldi.

A programação de “A Música Encanta o Património”, que agrega o património cultural e a música clássica, permitindo ao espectador conhecer o monumento e ao mesmo tempo assistir a um concerto, estende-se até agosto.

Esta é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Academia de Música de Elvas, com acesso livre do público.

Entretanto, são já conhecidos os dois próximos espetáculos: a 15 de março, a Orquestra de Câmara Pianista Internacional apresenta “As Baladas de Chopin”, no auditório da Academia de Música de Elvas; seguindo-se, no dia 23 do mesmo mês, um espetáculo do Ensemble São Tomás de Aquino, na Igreja do Salvador. Todos os espetáculos têm início às 18 horas.