Celebram-se este domingo, 14 de janeiro, os 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas, uma data marcante, quer para a cidade, quer para a soberania nacional.
As comemorações, organizadas pela Câmara Municipal de Elvas, têm início pelas 9h30, nos Paços do Concelho, com o hastear das bandeiras, acompanhado pela Banda 14 de Janeiro, seguindo-se, meia hora depois, a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e a cerimónia de Homenagem aos Mortos, no Sítio dos Murtais.
Pelas 10h30, no Convento de São Francisco é homenageado o General André de Albuquerque Riba-Fria, com a deposição de flores no túmulo. Às 11h30 decorrem as cerimónias militares e militarizadas, com alocuções por um oficial do Exército, pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, e pela ministra da Defesa Nacional, Maria Helena Carreiras.
Uma hora depois, como já vem sendo habitual, haverá, na Rua da Cadeia, o desfile das forças em Parada. Pelas 18 horas, realiza-se o Te Deum de Ação de Graças, na Sé Catedral. O programa deste dia encerra com o concerto da Orquestra Ligeira do Exército, a partir das 21h30, no Cineteatro Municipal de Elvas.
Neste dia celebram-se ainda os aniversários do Centro Artístico Elvense, da Sociedade Recreativa de Vila Fernando e da Banda 14 de Janeiro.