Eletricidade: preço aumenta 3,7% em janeiro no mercado regulado

O preço da eletricidade vai aumentar em 3,7% em janeiro, no mercado regulado, face a dezembro, segundo a ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. O aumento médio face à tarifa anual aprovada para 2023 será de 2,9%.

Este aumento, de acordo a ERSE, significa que, em termos práticos, um casal sem filhos, que tenha uma potência contratada de 3,45 kVA e um consumo de 1900 kWh/ano, vai pagar mais 1,05 euros em janeiro face a dezembro. Um casal com dois filhos, com uma potência de 6,9 kVA e um consumo de 5000 kWh/ano, por sua vez, terá um aumento de 3,27 euros na fatura.

O aumento, explica a ERSE em comunicado, deve-se ao facto de as tarifas de Acesso às Redes em 2023 terem sido negativas, “por via de Custos de Interesse Económico Geral (CIEG) a devolver aos consumidores, que beneficiaram de modo significativo o Sistema Elétrico Nacional (SEN)”.

A partir de outubro de 2023, sobretudo após a apresentação da proposta tarifária, explica ainda a ERSE, observou-se “uma diminuição dos preços de energia elétrica nos mercados grossistas, que se acentuou em novembro. Em resultado, verificou-se um agravamento do desvio de sobreganhos para o SEN em 2023 que já tinha sido identificado na proposta de tarifas apresentada em outubro, em mais 201 milhões de euros, situação que justifica a alteração da variação tarifária entre a proposta e a decisão agora tomada”.