Confraria Gastronómica do Alentejo reúne este sábado em Campo Maior

Campo Maior recebe este sábado, 18 de novembro, o Cabido Ordinário de Outono da Confraria Gastronómica do Alentejo (GCA).

Os trabalhos arrancam às 9h30 com a Assembleia Geral da CGA no auditório do Centro de Ciência do Café. Em simultâneo os acompanhantes dos Confrades iniciam o programa social com uma visita ao espaço.

Para as 11 horas está agendado o início da Sessão Solene no salão de eventos da Quinta das Argamassas, que incluirá um momento musical; intervenções do Grão-Mestre da Confraria, José Tirapicos Nunes, e do presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha; tributo a Confrades falecidos em 2023; entrega de Diplomas dos 25 anos de Entronização; e, por último, a cerimónia de Entronização de novos Confrades.

O alinhamento da cerimónia conta depois com o lançamento do livro “Comeres Raianos – Histórias e Estórias da Gastronomia da Raia Alentejana”, numa edição da GCA.

Segue-se um tributo sob o título “Rui Nabeiro e o Movimento Confrádico”, com intervenções do Chairman do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, João Manuel Nabeiro, do Provedor da CGA, José Casas-Novas, e do vice-presidente da Federação das Confrarias Gastronómicas de Portugal, António Cabrita. Este momento será complementado com uma visita à exposição de Trajes Confrádicos do Comendador Rui Nabeiro, patente no Centro de Ciência do Café.

O programa do Cabido de Outono da Confraria Gastronómica do Alentejo culmina de novo na Quinta das Argamassas com o almoço temático “Viagem Gastronómica pelos Trilhos da Raia Alentejana”, cuja ementa será representativa dos 13 concelhos raianos da região, a que se junta Olivença. Durante a refeição haverá provas comentadas dos pratos alentejanos e dos vinhos da Adega Mayor que os acompanham; e um apontamento de música tradicional do Alentejo.