Bombeiros de Elvas prestam socorro e angariam verbas no São Mateus

Porque é necessário garantir a segurança de todos aqueles que passam pelo Parque da Piedade, entre amanhã, 20 de setembro, e o próximo dia 1 de outubro, os Bombeiros de Elvas voltam a montar um dispositivo especial, por esta ocasião.

Durante o evento, revela o comandante da corporação, Paulo Moreiras, nas “alturas de maior afluência”, os bombeiros terão “equipas preparadas e dedicadas para dar resposta a eventos de socorro na área da saúde, mas também na área dos incêndios ou similares, mantendo um efetivo mínimo para dar resposta a este mesmo evento”.

Recordando as estatísticas de anos anteriores, Paulo Moreiras lembra que se registam “sempre algumas ocorrências de menor dimensão – e ainda bem que assim é –, no âmbito da prestação de socorro de emergência médica. Esperamos que cheguemos ao fim de mais uma edição de São Mateus e que continuemos com essas mesmas estatísticas a níveis reduzidos, e ainda assim, se tivermos de trabalhar e dar resposta a algum tipo de situação, que os resultados dessas situações sejam o mais simples e leves possíveis”, acrescenta.

Como vem sendo habitual, os Bombeiros, no Parque da Piedade, voltam a estar localizados junto ao restaurante El Cristo, “num ponto de visibilidade”. “Qualquer pessoa que necessite dos nossos serviços poderá recorrer a esse local, ainda assim, mantendo sempre a operacionalidade e a capacidade de resposta por via do Número Europeu de Emergência, o 112”, adianta o comandante.

Desta vez, e pela primeira vez, os bombeiros terão ainda a seu cargo a gestão do parque de estacionamento da Confraria do Senhor Jesus da Piedade. “Para nós podermos prestar socorro à população, muitas das vezes temos que recorrer a métodos de financiamento alternativos”, assegura Paulo Moreira, que adianta que, com as verbas daí resultantes, pretende-se “adquirir mais equipamento e continuar o processo de modernização, que já começou há alguns anos”.

Este ano, e no decorrer do evento, os soldados da paz elvenses vão ainda estar a promover a sua Escola de Bombeiros, no sentido de atrair, sobretudo, jovens, para que, futuramente, possam vim a aumentar o seu efetivo operacional.