Turismo é já um dos setores mais relevantes para a atividade económica de Estremoz

José Daniel Sádio, presidente da Câmara Municipal de Estremoz

Estremoz tem vindo a conhecer, ao longo dos últimos tempos, um crescimento significativo, no que toca ao turismo, sendo este um dos setores mais relevantes para a atividade económica daquele concelho do distrito de Évora.

A aposta na cultura, feita por parte da Câmara Municipal de Estremoz, juntamente com os recursos e o património natural, edificado e cultural do concelho, tem sido um motor importante de captação de fluxos turísticos.

Mas este trabalho de promoção do concelho, já com um “reconhecimento importante à escala nacional”, garante, ainda assim, o presidente do Município de Estremoz, José Daniel Sádio, não é uma “obra exclusiva” da autarquia. “Claro que o município potencia, articula e promove, mas aquilo que é o nosso tecido empresarial, a restauração, a hotelaria, a doçaria, o nosso mercado, tudo isso são pontos endógenos, e quando trabalhamos em escala e numa lógica de promoção, eles, no somatório, dão algo que é maravilhoso”, assegura.

Ainda que o trabalho desenvolvido esteja a “dar frutos”, José Daniel Sádio não esconde que isso incute “grandes responsabilidades”, não só ao município, mas a “todos os empresários, empresas e associações”. O objetivo é “continuar a trabalhar em grupo e em rede”, mantendo a “excelência” da afirmação do território já alcançada.

A intenção é que essa visibilidade que Estremoz tem vindo a ganhar, nos últimos tempos, possa passar a um outro patamar: “queremos que se concretiza em investimentos, em possibilidade de fixarmos mais população”. “É possível e esse é o caminho e daí também a aposta que vamos fazendo na cultura, que é mais um fator que acresce valor, porque isso também significa qualidade de vida e desenvolvimento da nossa população”, remata o autarca.

Entre os muitos motivos de atração ao concelho de Estremoz destacam-se o castelo, a torre de Menagem, as praças e os museus, como o Museu Berardo e o Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz, a gastronomia, para além das suas famosas adegas e o tradicional mercado de sábado.