Leangel Linarez vence primeira etapa da Volta a Portugal em Bicicleta

Foto: facebook Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua

O venezuelano Leangel Linarez, da equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, venceu a primeira etapa da 84ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, esta quinta-feira, 10 de agosto, que ligou Anadia a Ourém, num total de 188,5 quilómetros percorridos.

Apesar da vitória do ciclista venezuelano, Rafael Reis mantém a Camisola Amarela.

Amanhã, sexta-feira, 11 de agosto, a segunda etapa liga Abrantes a Vila Franca de Xira, num total de 177,3 quilómetros, havendo três metas volantes em Torres Novas, Cartaxo e Arruda dos Vinhos, mais dois prémios de montanha.

Campo Maior acolheu Conselho Intermunicipal da CIMAA

O Centro Cultural de Campo Maior recebeu, esta quinta-feira, 10 de agosto, o Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).

Esteve presente, neste conselho, o presidente do Município campomaiorense, Luís Rosinha, bem como diversos autarcas dos vários concelhos do distrito de Portalegre.

Durante a reunião, foram abordados diversos temas que dizem respeito aos vários municípios, enquanto integrantes da CIMAA.

Montemor: Nena, Blaya e Pedro Mafama entre os artistas que animam Feira da Luz

Nena, a 30 de agosto, Blaya, no dia 31, Pedro Mafama, a 1 de setembro, Tito Paris, no dia 2, Ana Bacalhau, no dia 3, e Miguel Gameiro & Polo Norte, no dia 4, são os artistas responsáveis por animar a edição deste ano da Feira da Luz/Expomor, no Parque de Feiras e Exposições de Montemor.

Com a consciência que “é impossível agradar a gregos e a troianos”, o vice-presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, explica que o cartaz que foi elaborado com base num trabalho desenvolvido entre o Executivo e os serviços do Município. O cartaz, diz ainda, “resulta de um conjunto de opiniões e dessa essa visão integrada de um conjunto de pessoas e serviços”. “Há quem goste, há quem não goste, mas não se consegue agradar a todos”, acrescenta.

Mas para além do palco principal, a feira da Luz conta com outros dois. No Palco Tasquinhas, a música também se fará ouvir, num espaço acolhedor para vários géneros musicais e para vários artistas, alguns dos quais locais: a 30 de agosto, atuam Mambo Jambo; a 31 de agosto, o Coletivo da Oficina de Produção; 1 de setembro, os DJs Rich e Mendes; a 2 de setembro, Pearl Band; e a 3 de setembro, Omiri.

Este ano, vai haver ainda um terceiro palco, onde será dado espaço a associações, financiadas pela Direção-Geral das Artes e o Município de Montemor, como “O Espaço do Tempo” e a Trimagisto, para que possam apresentar os seus trabalhos.

A Feira da Luz/Expomor, um evento com grande relevância de natureza cultural e social, tem servido, ao longo dos anos, de veículo de promoção da atividade económica local, regional e até nacional. A música é uma das componentes mais importantes e, pelos palcos do certame, têm passado alguns dos maiores nomes da música portuguesa.

Terena: prova de Trail Running pelos Trilhos do Endovélico a 12 de novembro

A associação Alandroal United promove, a 12 de novembro, uma prova de Trail Running, pelos “Trilhos do Endovélico”, em Terena, e para a qual as inscrições se encontram abertas, no site MeuTempo (aqui).

Esta primeira edição do evento desportivo, explica Jorge Rodrigues, da organização, contempla, para além de um trail curto, de 15 quilómetros, e um trail longo, de 28, uma caminhada de oito.

“Nós estamos à espera que venha muita gente, aqui da região. Acho que vai ser bom”, diz ainda o responsável, que adianta que o percurso vai incluir passagens por locais emblemáticos do concelho de Alandroal.

Terena será o ponto de partida desta aventura, que promete levar os participantes numa viagem no tempo, através do Vale Sagrado do Lucefécit. Serão percorridos “trilhos milenares com paisagens de uma beleza avassaladora, santuários pagãos, povoados fortificados com mais de três mil anos, pontes medievais e tantos outros lugares que julgavam só existir em livros de uma história longínqua”.

Na organização do evento, a Associação Alandroal United conta com o apoio da Câmara Municipal de Alandroal e da Junta de Freguesia de Terena.

Espaço Europa: 14º Prémio para a Sociedade Civil dedicado à saúde mental

O Comité Económico e Social Europeu tem a decorrer as candidaturas à 14.ª edição do seu Prémio para a Sociedade Civil, este ano dedicado ao tema da saúde mental.

Serão recompensados projetos sem fins lucrativos criativos e inovadores que ajudem as pessoas com problemas de saúde mental e criem um ambiente favorável ao seu bem-estar mental, quer a nível individual quer como esforço coletivo.

A dotação total do prémio, no valor de 50 mil euros, será partilhada por um máximo de cinco vencedores. O prazo para a apresentação das candidaturas termina a 30 de setembro. O formulário de candidatura e o regulamento deste prémio para consultar aqui.

Este prémio é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Grupo Nabeiro com paletização automática nos armazéns de distribuição de cerveja

Os armazéns de distribuição de marcas internacionais de cerveja do Grupo Nabeiro contam agora com um sistema de automação, num projeto realizada pela empresa JHernando, especializada na fabricação e integração de sistemas de manuseio de materiais.

De acordo com a empresa foi desenvolvido “um sistema de despaletização e paletização automática que, uma vez recebidas as paletes de origem com mais de dez referências diferentes e utilizando uma câmara de visão artificial, localiza a caixa a ser manipulada e, através de um robô de quatro eixos da ABB, efetua a paletização das caixas para expedição”.

O “sistema de transporte, o empilhador de paletes, o design, o desenvolvimento completo do programa, a integração e a montagem”, revela ainda a empresa, estiveram “integralmente” a cargo da JHernando.

Campo Maior: quinzena gastronómica do bacalhau com sete restaurantes aderentes

O município de Campo Maior promove, até dia 15 deste mês, mais uma quinzena gastronómica, desta feita, alusiva a pratos confecionados à base de bacalhau.

Com sete restaurantes aderentes, revela o presidente na Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, esta iniciativa tem “tido um feedback muito positivo”, destacando que esta quinzena “dá destaque a um prato que é bastante característico da região e acredito que vai correr muito bem”.

Tendo em conta que esta iniciativa decorre até dia 15, altura em que já decorre, na vila, a Feira de Santa Maria de Agosto, o autarca garante que “é tentar juntar as dinâmicas dos restaurantes ao certame para que os campomaiorenses e quem nos visita a provar estas iguarias à base de bacalhau”.

Aderem a esta quinzena gastronómica, que decorre até 15 deste mês, do bacalhau os Restaurantes “Azeitona- Tapas Bar”, “Cozinha do Mercado”, “O Faisão”, “Primavera”, “São Pedro”, “Tasca da Nicole” e Taberna  “O Ministro”.

Rafael Reis vence Prólogo da Volta a Portugal pelo terceiro ano consecutivo

Rafael Reis (Glassdrive/Q8/Anicolor) conseguiu ontem, 9 de agosto, o triunfo, em Viseu, no Prólogo da 84ª Volta a Portugal Continente e a primeira liderança da prova.

O ciclista de 31 anos é um especialista na arte do contrarrelógio e um repetente a vencer as aberturas da Volta, juntando a vitória desta quarta-feira aos triunfos alcançados em 2016, 2018, 2021 e 2022. Ninguém na história da prova tem tantos êxitos a abrir a competição.

O Prólogo de Viseu, com início e fim na Avenida da Europa, teve apenas 3,6 quilómetros, discutidos em redor da cidade. À partida, Reis já se perfilava favorito, mas foi dizendo que sendo o percurso tão curto e pouco técnico poderiam surgir outros nomes para com ele discutir o triunfo. Não foi o que aconteceu e, feitas as contas, o corredor natural de Palmela voou à média de 54 Km/h, ganhando com dois segundos de vantagem sobre o espanhol Txomin Juaristi (Euskaltel/Euskadi). No ponto intermédio, ao quilómetro dois, Rafael Reis já levava um segundo de vantagem. No palmarés da Volta a Portugal e além dos prólogos, Reis já soma oito vitórias.

Viseu, a cidade de Viriato, no “Coração do País” recebeu com calor o início da 84ª Volta a Portugal Continente e orgulha-se de anunciar, desde já, que vai que acolher o final da Prova Rainha do ciclismo nacional no próximo ano, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2024.

Depois do Prólogo e de encontrada a primeira liderança com diferenças muito escassas entre os principais candidatos à vitória nesta Volta, aguarda-se com expectativa a etapa em linha desta quinta-feira.

A primeira etapa da 84ª Volta a Portugal em Bicicleta Continente corre-se esta quinta-feira, 10 de agosto, entre Anadia e Ourém. A partida simbólica será dada às 12h30 junto ao Velódromo Nacional, em Sangalhos, concelho de Anadia em plena região da Bairrada. Os 188,5 quilómetros da tirada vão servir essencialmente para o pelotão desanuviar o stress e a ansiedade que habitualmente tomam conta dos corredores no primeiro dia de corrida e esta etapa representa verdadeiramente o início da competição, uma vez que o contrarrelógio de abertura foi curto para aliviar toda a pressão acumulada. O perfil e características desta primeira etapa em linha e sem convocar demasiado a futurologia para esta nota de imprensa deixa adivinhar uma provável chegada discutida ao sprint já na região do Médio Tejo.

Esta primeira etapa conta com as Metas Volantes de Vila Nova de Poiares (49,1 Km), Ferreira do Zêzere (124,5 Km) e Tomar (147,5 Km). As maiores dificuldades no terreno estão assinaladas com o Prémio de Montanha na Serra do Buçaco (3ª cat.), ao quilómetro 23,6, e em Alburiel (4ª cat.), quando já estiverem completados quase 160 quilómetros e faltarem apenas 29 para a meta final de Ourém (Praça D. Maria I), onde o vencedor deverá ser conhecido cerca das 17h30.