Rafael Reis vence Prólogo da Volta a Portugal pelo terceiro ano consecutivo

Rafael Reis (Glassdrive/Q8/Anicolor) conseguiu ontem, 9 de agosto, o triunfo, em Viseu, no Prólogo da 84ª Volta a Portugal Continente e a primeira liderança da prova.

O ciclista de 31 anos é um especialista na arte do contrarrelógio e um repetente a vencer as aberturas da Volta, juntando a vitória desta quarta-feira aos triunfos alcançados em 2016, 2018, 2021 e 2022. Ninguém na história da prova tem tantos êxitos a abrir a competição.

O Prólogo de Viseu, com início e fim na Avenida da Europa, teve apenas 3,6 quilómetros, discutidos em redor da cidade. À partida, Reis já se perfilava favorito, mas foi dizendo que sendo o percurso tão curto e pouco técnico poderiam surgir outros nomes para com ele discutir o triunfo. Não foi o que aconteceu e, feitas as contas, o corredor natural de Palmela voou à média de 54 Km/h, ganhando com dois segundos de vantagem sobre o espanhol Txomin Juaristi (Euskaltel/Euskadi). No ponto intermédio, ao quilómetro dois, Rafael Reis já levava um segundo de vantagem. No palmarés da Volta a Portugal e além dos prólogos, Reis já soma oito vitórias.

Viseu, a cidade de Viriato, no “Coração do País” recebeu com calor o início da 84ª Volta a Portugal Continente e orgulha-se de anunciar, desde já, que vai que acolher o final da Prova Rainha do ciclismo nacional no próximo ano, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2024.

Depois do Prólogo e de encontrada a primeira liderança com diferenças muito escassas entre os principais candidatos à vitória nesta Volta, aguarda-se com expectativa a etapa em linha desta quinta-feira.

A primeira etapa da 84ª Volta a Portugal em Bicicleta Continente corre-se esta quinta-feira, 10 de agosto, entre Anadia e Ourém. A partida simbólica será dada às 12h30 junto ao Velódromo Nacional, em Sangalhos, concelho de Anadia em plena região da Bairrada. Os 188,5 quilómetros da tirada vão servir essencialmente para o pelotão desanuviar o stress e a ansiedade que habitualmente tomam conta dos corredores no primeiro dia de corrida e esta etapa representa verdadeiramente o início da competição, uma vez que o contrarrelógio de abertura foi curto para aliviar toda a pressão acumulada. O perfil e características desta primeira etapa em linha e sem convocar demasiado a futurologia para esta nota de imprensa deixa adivinhar uma provável chegada discutida ao sprint já na região do Médio Tejo.

Esta primeira etapa conta com as Metas Volantes de Vila Nova de Poiares (49,1 Km), Ferreira do Zêzere (124,5 Km) e Tomar (147,5 Km). As maiores dificuldades no terreno estão assinaladas com o Prémio de Montanha na Serra do Buçaco (3ª cat.), ao quilómetro 23,6, e em Alburiel (4ª cat.), quando já estiverem completados quase 160 quilómetros e faltarem apenas 29 para a meta final de Ourém (Praça D. Maria I), onde o vencedor deverá ser conhecido cerca das 17h30.