“Tapete está na Rua”, as fotos em Arraiolos

Na tarde desta quarta-feira, 7 de junho, foi inaugurado o certame “Tapete está na Rua”, em Arraiolos.

O Município local promove e valoriza um dos produtos mais genuínos e originais do nosso Alentejo, em mais uma edição em que o Tapete de de Arraiolos está no centro das atenções de colóquios, exposições, torneios desportivos, atuações de vários grupos  e artistas musicais, até domingo dia 11 de junho.

veja aqui a nossa Fotorreportagem da Inauguração do “Tapete está na Rua”, em Arraiolos.

há também música, com as atuações da Orquestra Ligeira do Exército (hoje, dia 07), Ricardo Ribeiro e Ganhões de Castro Verde (dia 08), Siro (dia 09), Mara & Duarte (dia 10) e Dino D’Santiago (11). Todas as atuações vão decorrer na Praça do Município, a partir das 22:00.

As referências ao tapete de Arraiolos, bordado a lã sobre tela, são já conhecidas desde 1598, remontando a sua origem à vila alentejana com o mesmo nome, que era povoada, no princípio do século XVI, por mouros e judeus, expulsos pelo rei Manuel I da mouraria de Lisboa.

De acordo com dados de investigações históricas, as famílias que ali ficaram descobriram muitos rebanhos de boa lã e uma grande diversidade de plantas essenciais para proceder ao tingimento e ao fabrico das telas onde são feitos os tapetes, através de uma técnica de ponto cruzado oblíquo, o chamado “Bordado de Arraiolos”.

Encontrando-se a aguardar há vários anos pela certificação destes tapetes tradicionais, a Câmara Municipal de Arraiolos quer candidatar o Tapete de Arraiolos a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).