Mostra “40 anos da Galeria de Desenho” no Museu de Estremoz

A Galeria D. Dinis, em Estremoz, tem patente, até 21 de maio, a exposição “40 anos da Galeria de Desenho”, através da qual se  pretende assinalar as quatro décadas de existência da Galeria de Desenho do Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho.

O projeto desta galeria nasceu de uma exposição de pintura de Rogério Ribeiro, realizada em outubro de 1981 em Estremoz, tendo sido inaugurada a 21 de maio de 1983, nos antigos Paços Medievais do Concelho, contando, na altura, com a presença de individualidades da cultura nacional, como artistas plásticos, personalidades de centros de cultura, profissionais da comunicação social e autarquias, recorda Hugo Guerreiro, o Chefe de Divisão da área da Cultura do Município de Estremoz.

Passados 40 anos da criação deste projeto, resultado do trabalho de um grupo de pessoas interessadas em dotar a cidade de um centro de cultura contemporânea, o acervo da Galeria de Desenho já é composto por mais de duas centenas de obras doadas, na sua maioria, pelos próprios artistas.

A exposição de comemoração destes 40 anos conta com um conjunto de obras “muito relevantes, dos autores mais conhecidos, desde Jorge Vieira, José Aurélio, Armando Alves, entre outros”, adianta Hugo Guerreiro.

O Museu Municipal de Estremoz Professor Joaquim Vermelho foi recentemente restaurado, sendo que a exposição, que está patente desde o dia 25 de março, está a ter muito êxito, “com mais de três mil visitantes, neste último mês”. Estes números demonstram, segundo o Chefe de Divisão da área da Cultura, “a vitalidade do museu municipal e da cidade, enquanto polo cultural”. “Temos vindo a crescer bastante na cultura e no turismo”, remata.