Maçonaria esteve em destaque em Campo Maior

MAonariaCampoMaiorO Centro Cultural de Campo Maior recebeu no passado dia 10 de outubro a conferência “300 Anos de Maçonaria em Portugal, com algumas referências a Campo Maior”, com apresentação do professor António Ventura. A sessão contou com a participação do presidente Ricardo Pinheiro e do presidente da Assembleia Municipal, Pedro Murcela.

Na abertura da conferência, Ricardo Pinheiro agradeceu a disponibilidade do professor António Ventura para se deslocar a Campo Maior, afirmando ainda esperar que esta servisse para modificar a ideia que os portugueses possam ter da Maçonaria.

Sendo uma das instituições que mais interesse e polémica suscitam em todo o mundo, ao longo da conferência, o Professor Catedrático do Departamento de História da Faculdade de Letras de Lisboa, desmistificou alguns dos mitos em torno da organização, muitos deles gerados devido ao profundo desconhecimento que existe sobre o tema.

O professor explicou a todos os presentes a origem da Maçonaria, contando a sua história tanto a nível internacional como nacional e terminou com a referência a vários maçons nascidos ou com alguma ligação a Campo Maior, como por exemplo Carlos Ramiro Coutinho, Visconde de Ouguela e Carlos de Almeida Pereira, campomaiorense que foi o primeiro governador da Guiné no pós-5 de outubro de 1910.