Pulseira eletrónica para homem detido por violência doméstica

O Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve no passado dia 6 de maio um homem de 52 anos, por violência doméstica, no concelho de Vila Velha de Rodão.

Refere a GNR que no âmbito de um processo de violência doméstica, “foi possível apurar que o suspeito de ameaçava e agredia física e psicologicamente a sua companheira, uma mulher de 49 anos”, residente em Alpalhão.

No decorrer das diligências policiais foi dado cumprimento a um mandado de detenção. O detido foi presente, no dia 9 de maio, no Tribunal Judicial de Nisa, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de proibição de contactar com a vítima por qualquer meio, proibição de frequentar a freguesia onde a vítima reside, proibição de se aproximar da residência da vítima, bem como do seu local de trabalho, proibição de adquirir armas de fogo e obrigação de entregar todas as que tiver em seu poder, sujeitar-se a consulta de avaliação de consumo de bebidas alcoólicas, e controlado por pulseira eletrónica.

Esta ação contou com o reforço do Núcleo de Apoio Operativo (NAO) de Castelo Branco e do Posto Territorial de Vila Velha de Rodão.

A GNR lembra ainda que a violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. As denúncias podem ser feitas no Portal Queixa Eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt; via telefónica, através do número de telefone: 112; no Posto da GNR mais próximo à sua área de residência; na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx; na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.