Saúde mental de crianças e jovens em debate em Elvas

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas, em parceria com o Centro de Respostas Integradas do Norte Alentejano, promove esta segunda-feira, 27 de março, o primeiro Encontro de Saúde Mental na Infância e Juventude, sob o mote “Saúde Mental não é Brincadeira”.

O objetivo da iniciativa passa por promover um dia de reflexão e debate, junto das entidades com competência em matéria de infância e juventude, famílias e jovens, num evento aberto a toda a comunidade, segundo explica a coordenada da CPCJ, Raquel Guerra. “Vamos debater todas estas questões e tentar ver junto de especialistas quais são as principais problemáticas associadas aos diagnósticos de saúde mental das nossas crianças e jovens, quais são as respostas que, neste momento, temos no terreno, quais é que se vislumbram a criar, na comunidade, para dar resposta a esta problemática”, adianta.

Raquel Guerra assegura que a saúde mental de crianças e jovens tem de ser debatida, sendo que este encontro surge na sequência das ações que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito do plano local dos direitos das crianças. A responsável, embora garanta que já se “vislumbrem algumas melhorias” em termos das respostas comunitárias, de proximidade, para uma ação mais “urgente e imediata”, garante que há ainda muito a fazer nesta área. Contudo, e dando conta que há a possibilidade de, ainda este ano, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano vir a constituir uma equipa comunitária infanto-juvenil, para atuar nesta área.

A iniciativa decorre esta segunda-feira, no Auditório São Mateus, em Elvas, entre as 9 e as 17 horas.

Programação: