CLDS 4G de Campo Maior chega ao fim em junho

O projeto CLDS – Campo Maior, Vila Solidária da Europa, que tem na Coração Delta a sua entidade promotora, nesta sua quarta geração, chega ao fim em junho.

A informação é avançada pela coordenadora do CLDS, Maria Manuel Valentim (na imagem), que explica que, por mais que o projeto se encontre já numa reta final, vão continuar a ser desenvolver várias iniciativas, destinadas a vários tipos de públicos.

“Vamos ainda trabalhar, no Centro Escolar, com as crianças de 1º e 2º ciclos, as Oficinas de Igualdade de Género e Oficinas de Bullying. Temos ainda trabalho com a comunidade cigana; as Oficinas de Pais, com os pais dos meninos do infantário da Santa Casa, que é o Gabinete Familiar; temos também uma atividade de grande peso, que é a Casa Interior, que estamos a trabalhar com um conjunto de pais do Centro Educativo Alice Nabeiro e muitas outras”, revela a responsável.

À espera de aprovação, ao nível do novo quadro comunitário, Maria Manuel Valentim revela que, neste momento, e para a possibilidade da existência de uma quinta geração do CLDS, ainda “está tudo em aberto”. “Tudo indica que haverá uma quinta geração, mas em que moldes, qual a entidade que vai ficar afeta ao CLDS, ainda não sabemos, ainda não temos qualquer informação a esse respeito”, remata.

O CLDS, isto é, o Contrato Local de Desenvolvimento Social, é um modelo de desenvolvimento comunitário que procura potenciar e ampliar o número de iniciativas sociais que ofereçam respostas sustentáveis a várias problemáticas sociais.

Em Campo Maior, o projeto tem vindo a ser desenvolvido com base em dois eixos de intervação: por um lado, o emprego, formação e qualificação e, por outro, a intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil.

O CLDS 4G, que tem a duração de 36 meses, começou em julho de 2020, terminando a 30 de junho deste ano.