16ª edição da Feira da Beleza, Moda e Cosmética com balanço positivo

A 16ª edição da Feira da Beleza, moda e cosmética encerrou portas ontem, domingo, 12 de março, depois de três dias de muita atividade, com uma boa avaliação de todos os participantes no seu desenvolvimento e organização.

Os visitantes, tanto profissionais dos setores em causa, como alunos de escolas públicas e privadas de cabeleireiro, estética e beleza, e público em geral de Espanha e Portugal, puderam participar num vasto leque de atividades.

No campo da moda, destacaram-se os jovens estilistas estremenhos e os seus estabelecimentos comerciais, com propostas de autores muito interessantes, bem como desfiles de moda, e o II Concurso Ibérico de Novos Estilistas, em que foi vencedora Ester Cortés, que com ela a marca é “Brave Of” apresentou a coleção “Subarashi” com roupas de malha e crochê, artesanais e sustentáveis ​​criadas a partir da Hervás, uma coleção inspirada na beleza das flores na primavera. O júri incluiu o renomado designer Eduardo Navarrete entre outros.

No que diz respeito à formação, no dia das escolas, foram particularmente relevantes os prémios Skills 2023 (Olimpíadas Estremaduras de Formação Profissional) nas modalidades de Cabeleireiro e Estética, organizados em conjunto com a Direção Geral de Formação Profissional para o Emprego do Governo Regional, e no qual Jael Del Prado em cabeleireiro e Gema Alvarado em estética, ambos do IES Virgen de Guadalupe de Cáceres, foram os vencedores.

Além disso, as alunas e os centros de formação puderam ver concretizada a sua participação na feira através de vários concursos de menor dimensão que incluíram o I Concurso de Jovens Promessas em Cabeleireiro, com Enola Pino como vencedora, o I Concurso de Jovens Promessas em Decoração de Unhas, com Paula Rey na primeira posição, e o I Concurso Jovens Promessas de Maquilhagem, em que Marina Nieves foi a vencedora.

No domínio da cosmética, o protagonista foi Alberto Dugarte, maquilhador, formador e realizador de Cabeleireiro e Maquilhagem em Teatro, Cinema, TV e Editoriais de Moda, grande profissional de prestígio e grande reconhecimento no setor, que ministrou duas master classes sobre “Maquiagem e Cabeleireiro” que foram seguidos por um grande público.

A sessão de hoje destacou a visita dos modelos Alejandro Nieto e Tania Medina, participantes nos programas televisivos “La Isla de las Tentaciones” e “Survivientes 2022”, bem como exposições de cabeleireiro, styling, maquilhagem e a já tradicional Gala Top Woman & Man Extremadura.

Homem detido em Monforte por posse ilegal de arma

Um homem de 46 anos foi detido, na passada terça-feira, 7 de março, por posse ilegal de arma, no concelho de Monforte, pelo Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Monforte.

No seguimento de uma ação de patrulhamento, segundo revela a GNR em comunicado, “os militares da Guarda detetaram um homem na via pública com um comportamento suspeito e foi verificado que se encontrava na posse de uma arma, concretamente, uma espingarda sem registo ou qualquer tipo de documentação. No decurso das diligências policias, os militares da Guarda apreenderam a espingarda”.

O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre.

A GNR relembra que, de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, quem, sem se encontrar autorizado, detiver, transportar, guardar, comprar ou adquirir qualquer arma elencada no n.º 1 do Artigo 86.º do mesmo diploma, encontra-se a incorrer no crime de posse de arma proibida. Importa ainda esclarecer que, quem detiver arma não registada ou manifestada, quando obrigatório, constitui um crime de posse ilegal de arma.

Alandroal vai criar roteiro e livro dedicados ao Peixe do Rio

Terminada a primeira edição do festival do Peixe do Rio, em Alandroal, a intenção do Município é que os restaurantes do concelho possam passar a incluir nas suas ementas esta iguaria, ao longo de todo o ano.

Não sendo um processo “obrigatório ou discriminatório”, explica o presidente, João Grilo, pretende-se criar um roteiro, em que se indique aos visitantes onde é que se pode consumir peixe do rio e em que determinadas alturas do ano.

“Temos restaurantes, neste momento, que já têm peixe do rio o ano inteiro e quem consegue ter peixe de boa qualidade, para oferecer, quase todo o ano, sabe o que está a fazer. A procura existe e o desafio é tentarmos fazer um bocadinho mais todos”, assegura.

Com o roteiro, explica ainda o autarca, a autarquia quer “informar, ter um pouco da história do restaurante associada, para que quem chega ao concelho ou consultar as redes sociais do município saber logo, através da gastronomia do peixe do rio, o que é pode encontrar um pouco por todo o concelho”.

Por outro lado, a autarquia desafiou já os alunos do Agrupamento de Escolas a escreverem histórias relacionadas com o rio, que irão culminar na edição de um livro. De recordar que o Município de Alandroal está também, por esta altura, a preparar uma candidatura a fundos comunitários, para poder vir a ter uma Academia do Peixe do Rio.

O primeiro Festival do Peixe do Rio, em Alandroal, decorreu entre 3 e 12 de março, envolvendo, para além dos restaurantes do concelho, um vasto leque de atividades desportivas e culturais, como exposições, caminhadas e um pequeno mercado de produtos típicos da região.

“Ambiente em FM”: CIMBAL em projeto de adaptação às alterações climáticas

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) integra o projeto europeu RESIST – “Regiões para Resiliência às Alterações Climáticas por meio da Inovação, Ciência e Tecnologia”, para demonstração de soluções inovadoras de adaptação às alterações climáticas e que envolve 56 parceiros de 15 países.

No edição desta semana do “Ambiente em FM”, José Janela, da Quercus, explica que o RESIST “é um projeto de cinco anos, que surgiu da necessidade de tornar as regiões mais resilientes às alterações climáticas”. O projeto, adianta, “adotará uma nova estrutura prática na qual os caminhos de adaptação ao clima serão testados em regiões da UE com diferentes perfis socioeconómicos: Sudoeste da Finlândia, Dinamarca Central, Catalunha e Portugal Central e Baixo Alentejo”.

No projeto cada região “testará soluções de adaptação para cinco principais desafios climáticos: inundações, secas, ondas de calor, incêndios florestais e erosão do solo, e reunirá a sociedade civil, empresas, formuladores de políticas e a comunidade de investigadores para trabalhar em prol de sua resiliência futura”.

A edição desta semana do “Ambiente em FM” para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.

Concerto de tributo aos Queen a 15 de abril em Elvas

Os Kind of Magic & The Flashing Voices, uma banda que reproduz em palco a sinfonia dos clássicos da banda britânica Queen, vão dar um concerto em Elvas, a 15 de abril, no Coliseu Comendador José Rondão Almeida, pelas 21h30.

O concerto irá levar o público numa viagem musical e visual pela história do icónico grupo, contando com nove músicos em palco, a banda centra os seus espetáculos na participação do público, promovendo ainda uma grande proximidade com os fãs fora do palco, de que é exemplo a escolha nas redes sociais de temas a incluir em alguns concertos.

2023 será um importante ano para a banda, que comemora o seu 10º aniversário, precisamente no ano em que os Queen comemoram também os 50 anos do lançamento do seu primeiro álbum com o mesmo nome, daí que o concerto tenha como tema “50th Anniversary Tour”.

Bilhetes à venda em MEO Blue Ticket.

CLDS 4G de Campo Maior chega ao fim em junho

O projeto CLDS – Campo Maior, Vila Solidária da Europa, que tem na Coração Delta a sua entidade promotora, nesta sua quarta geração, chega ao fim em junho.

A informação é avançada pela coordenadora do CLDS, Maria Manuel Valentim (na imagem), que explica que, por mais que o projeto se encontre já numa reta final, vão continuar a ser desenvolver várias iniciativas, destinadas a vários tipos de públicos.

“Vamos ainda trabalhar, no Centro Escolar, com as crianças de 1º e 2º ciclos, as Oficinas de Igualdade de Género e Oficinas de Bullying. Temos ainda trabalho com a comunidade cigana; as Oficinas de Pais, com os pais dos meninos do infantário da Santa Casa, que é o Gabinete Familiar; temos também uma atividade de grande peso, que é a Casa Interior, que estamos a trabalhar com um conjunto de pais do Centro Educativo Alice Nabeiro e muitas outras”, revela a responsável.

À espera de aprovação, ao nível do novo quadro comunitário, Maria Manuel Valentim revela que, neste momento, e para a possibilidade da existência de uma quinta geração do CLDS, ainda “está tudo em aberto”. “Tudo indica que haverá uma quinta geração, mas em que moldes, qual a entidade que vai ficar afeta ao CLDS, ainda não sabemos, ainda não temos qualquer informação a esse respeito”, remata.

O CLDS, isto é, o Contrato Local de Desenvolvimento Social, é um modelo de desenvolvimento comunitário que procura potenciar e ampliar o número de iniciativas sociais que ofereçam respostas sustentáveis a várias problemáticas sociais.

Em Campo Maior, o projeto tem vindo a ser desenvolvido com base em dois eixos de intervação: por um lado, o emprego, formação e qualificação e, por outro, a intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil.

O CLDS 4G, que tem a duração de 36 meses, começou em julho de 2020, terminando a 30 de junho deste ano.