Câmara de Arronches volta a apostar na Quinzena Gastronómica do Porco

O Município de Arronches, em parceira com os restaurantes do concelho, está, desde a passada sexta-feira, 3 de março, a promover mais uma Quinzena Gastronómica do Porco, até ao próximo domingo, dia 12.

Miolada com carne de porco preto, bacorinho e bochechas de porco confitadas com cogumelos silvestres, espinafres e castanhas são apenas algumas das iguarias que marcam as ementas dos 12 estabelecimentos de Arronches, aderentes à iniciativa, por estes dias.

Segundo o presidente da Câmara, João Crespo, as mostras gastronómicas têm vindo a ser “uma aposta”, até porque Arronches é conhecida como sendo uma terra “onde se come muito bem”.  “Sendo o porco um produto endógeno, faz todo o sentido promovermos esta quinzena gastronómica”, assegura.

Pretende-se com a iniciativa divulgar, não só a gastronomia e os restaurantes, mas também, e partindo daí, o valioso património histórico e cultural, os espaços de contacto com a natureza das três freguesias do concelho. Toda a economia local, defende João Crespo, sai a ganhar com este tipo de iniciativas, juntando-se, por esta ocasião, o “útil ao agradável”.

Esta, que é já a sexta edição da Quinzena Gastronómica do Porco, abre o calendário de eventos do ano, realizados sob a marca “Arronches com Sabor – Cozinha com Alma”.

GNR deteve cinco indivíduos no distrito de Portalegre na semana passada

O Comando Territorial de Portalegre da GNR deteve, entre os dias 27 de fevereiro e 5 de março, cinco indivíduos em flagrante: dois por condução sob o efeito do álcool; dois por condução sem habilitação legal; e um por furto de metais não preciosos.

Ao nível do trânsito, foram detetadas 178 infrações, das quais a GNR destaca 42 por excesso de velocidade; nove relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização; cinco por falta de inspeção periódica; quatro por falta de seguro; e três por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.

Foram ainda levantados 13 autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.

Em termos de sinistralidade rodoviária, a GNR dá conta de 18 acidentes registados, na semana passada, dos quais resultou um ferido leve.

A GNR realizou ainda, no mesmo período de tempo, 36 ações de sensibilização no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 295 idosos; 31 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 621 pessoas da comunidade escolar; e 11 no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 101 comerciantes.

Caminhada do Dia Mulher esta quarta-feira em Elvas

O Dia Internacional da Mulher celebra-se amanhã, dia 8 de março.

Em Elvas, para assinalar a data o município, vai oferecer rosas às mulheres que participem na caminhada, alusiva a este dia, que está agendada para amanhã, 8 de março, às 9.30 horas, com partida da Praça da República.

Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas, revela que, atualmente a mulher tem um papel de destaque na sociedade, desejando a todas um feliz dia. “As mulheres, cada vez mais merecem uma atenção especial e, atualmente, estão no topo daquilo que deve ser a preocupação das entidades, no tratamento da mulher, pelo que a Câmara não deixa passar este dia em claro, para que elas participam nesta grande caminha e desejo a todas um bom dia da mulher”.

Estremoz: Ivandro, Marisa Liz, Abrunhosa e D.A.M.A. na FIAPE

A Câmara Municipal de Estremoz já fez a apresentação do cartaz da edição deste ano da FIAPE – Feira Internacional Agropecuária de Estremoz, que decorre entre 27 de abril e 1 de maio.

Assim, no dia 27 (quinta-feira), vão estar em palco os Raya, DJ Foksen e Ivandro; a 28 de abril (sexta-feira), anunciam-se Os Raiz, ChristianF e Pedro Abrunhosa; para sábado, dia 29, os nomes são Dezalinhados, DJ André Gaspar e D.A.M.A; na noite de 30 de abril (sábado), atuam Baila Maria, Kura e Marisa Liz; por fim, para 1 de maio, domingo, a organização preparou uma Tarde Alentejana.

A FIAPE realiza-se no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz e conta com uma exposição de pecuária e maquinaria agrícola, artesanato, produtos regionais, atividades comerciais e industriais, gastronomia e uma variada oferta cultural e desportiva.

A função e as doenças dos rins em destaque no “De Boa Saúde”

Os rins, responsáveis por eliminar o excesso de líquido e sal do corpo, impedem a elevação da pressão sanguínea e também filtram o sangue, eliminando as toxinas por meio da urina. Têm, por isso, um papel fundamental na manutenção do equilíbrio de cálcio, sódio e potássio.

Segundo o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, os rins são, à semelhança do fígado, verdadeiros “laboratórios” do corpo humano, uma vez que limpam tudo aquilo que se encontra a mais no sangue.

Quando os rins deixam de funcionar, os doentes têm de se submeter a tratamentos de hemodiálise, em que se realiza a filtragem das substâncias indesejáveis do sangue através de uma máquina.

O tratamento de hemodiálise é um dos três tipos de terapias renais substitutivas, sendo também conhecida como diálise. As demais terapias são o transplante e a diálise peritoneal.

O “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, desta semana, para ouvir na íntegra, no podcast abaixo.

 

CURPI de Campo Maior promove almoço do Dia da Mulher

A Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos (CURPI) de Campo Maior assinala amanhã, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, com um almoço convívio, que contará com animação musical a cargo do campomaiorense José da Silva.

A ementa deste almoço, cujas inscrições podem ser feitas diretamente na CURPI, ou através do contacto 963 686 670, até ao final do dia de hoje, terça-feira, 7 de março, será composta por sopa de puré de legumes, frango no forno com batata frita, arroz e sala e sobremesas.

Durante o convívio, segundo a chefe de serviço da instituição, Anselmina Caldeirão, vai-se procurar refletir sobre “direitos, valores e importância de cada mulher na sociedade”, num debate em que a presença dos homens é aguardada também.

O almoço, destinado a “sócias e não sócias” da CURPI, contará com a participação das alunas da Academia Sénior, pelo que Anselmina Caldeirão espera uma tarde “bastante animada” na instituição.

Dia Internacional da Mulher assinalado em Campo Maior esta quarta-feira

O Município de Campo Maior celebra amanhã, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher com uma série de atividades que destacam o papel fundamental que a mulher tem vindo a ter ao longo da história, assim como as suas lutas e conquistas.

Assim, a partir das 10h30, o Centro Cultural de Campo Maior recebe a segunda edição do Fórum Mulher, iniciativa que vai contar com um leque de convidadas de diversas áreas, como cultura e desporto, que pretende abordar vários temas relacionados com a igualdade de género, segundo a vereadora São Silveirinha.

A mostra “Somos Mulher – Exposição Comemorativa do Dia Internacional da Mulher” poderá ser visitada em vários espaços municipais. Neste dia, e até final do mês, o Município dá a conhecer algumas das personalidades que, ao longo dos séculos, se destacaram na hora de fazer ouvir a sua voz e fazer valer os seus direitos (mais em: campomaior.pt/somos-mulher).

Já na Biblioteca Municipal João Dubraz, o destaque é para as mulheres portuguesas que, ao longo do século XX, se evidenciaram no mundo da literatura.

Finalmente, no dia 11 de março, a peça de teatro “Monólogos da Vagina”, com Teresa Guilherme, Marta Andrino e Melânia Gomes, chega ao Centro Cultural. Com textos/monólogos de Eve Ensler, o espetáculo destaca a experiência feminina, abordando assuntos como sexo, prostituição, imagem corporal, amor, mutilação genital feminina, masturbação, nascimento, orgasmo, os vários nomes comuns para a vagina ou simplesmente como uma parte física do corpo feminino. Um tema recorrente em toda a peça é a vagina como uma ferramenta de capacitação feminina e a personificação máxima da individualidade.

Projeto educativo “Gabi, o Mundo precisa de Ti!” apresentado em Campo Maior

“Gabi, o Mundo precisa de Ti!”, o projeto pedagógico de Educação para o Bem-estar Animal, da Betweein, é apresentado, esta terça-feira, 7 de março, às crianças do ensino pré-escolar do concelho de Campo Maior, no Centro Cultural da vila.

O principal objetivo deste projeto passa por “proporcionar o conhecimento da história do animal na sociedade, a compreensão e a reflexão sobre o respeito pela vida de todos os seres vivos e dos seus habitats”.

Partindo de um livro e de temas musicados, “Gabi, o Mundo precisa de Ti!” tem chegado às crianças do país, em diferentes modelos de apresentação.

Em Campo Maior, com duas sessões esta terça-feira, pelas 10 e 14 horas, o espetáculo está inserido na programação do Mês do Teatro, promovido pelo Município.​