Recolhidas mais de 600 quilos de têxteis em Arronches em 2022

Segundo dados apurados junto da empresa “H Sarah Trading”, responsável pelo material têxtil depositado nos cinco contentores existentes nas três freguesias de Arronches, foram enviados pelo concelho para reciclagem, ou reutilização, um total de 621 quilos de roupa, calçado, brinquedos ou outros têxteis do lar, ao longo do ano de 2022.

“Pese embora se tenha assistido a um crescimento de pouco mais de 6% em relação ao ano transato, durante o qual se recolheram 585 quilos, ainda há muito para crescer na área da sustentabilidade, uma vez que é possível constatar que continua a ser depositada uma grande quantidade de material têxtil nos contentores de recolha de resíduos urbanos”, revela a Câmara Municipal de Arronches.

Nesse sentido, a autarquia relembra “a importância de alterar comportamentos, sendo que neste caso em concreto, o gesto de depositar o material têxtil nos contentores adequados vai não só proteger o meio ambiente, mas também demonstrar uma atitude de grande solidariedade social por parte da população arronchense”.

Esta é uma ação que se insere nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11 e 12 definidos pela Organização das Nações Unidas, respetivamente ‘Cidades e Comunidades Sustentáveis’ e ‘Produção e Consumos Sustentáveis’.

João Pedro Luís recandidata-se à liderança distrital da JSD

João Pedro Luís, cabeça de lista do PSD nas últimas eleições e mandatário nacional do atual líder Luís Montenegro, vai recandidatar-se à presidência da Juventude Social Democrata (JSD) Distrital de Portalegre.

Foi em 2020 que o jovem portalegrense assumiu a liderança da Comissão Política Distrital de Portalegre da JSD. Tinha à época 17 anos e tornou-se o mais novo presidente de distrital do país. Hoje diz estar pronto para mais dois anos e avança com a recandidatura que tem como mote “Continuar a Liderar” e onde previsivelmente será apoiado por todos os presidentes de concelhia.

“A JSD no nosso distrito está hoje muito melhor do que em fevereiro de 2020. Nos últimos anos expandimos a nossa organização em todas as dimensões: temos mais concelhias ativas e eleitas, temos muito mais militantes, e não no papel, a participar ativamente como se pôde comprovar nas recentes campanhas eleitorais e onde ficou também provada a nossa força de rua. Temos credibilizado esta Distrital e afirmado a sua marca e prova disso é a representação que hoje temos em todos os órgãos nacionais da JSD e também a representatividade histórica que temos nos órgãos do Partido a nível local e distrital, já para não falar na dezena de autarcas que temos espalhados pelas Assembleias de Freguesia e Municipais do Alto Alentejo. Hoje não há ninguém que não conheça a JSD Distrital de Portalegre e isso demonstra bem o que de bom temos andando a fazer. A nossa JSD tem hoje um peso político inegável”, afirma.

“O nosso Congresso será um grande evento, um dia inteiro onde discutiremos a nossa estratégia política para os próximos anos e momento em que vamos eleger os órgãos distritais para o biénio 2023-2025. E a esse respeito posso já dizer que apresentarei ao Congresso uma grande equipa: multidisciplinar, representativa dos vários concelhos, com equilíbrio etário e com uma muito forte presença feminina. A JSD tem muitas jovens com muita qualidade que têm de estar ainda mais na nossa linha da frente”, acrescenta ainda o portalegrense de 20 anos.

“É este caminho que queremos continuar a trilhar, a levar a nossa mensagem a todos os concelhos e a cada vez mais jovens norte-alentejanos, para continuarmos a liderar este grito de revolta de uma geração que está saturada deste socialismo da pobreza e da miséria que nos governou durante todas as nossas vidas”, remata o presidente e recandidato.

Recorde-se que a Juventude Social Democrata implementou recentemente o calendário eleitoral único, pelo que todas as concelhias do país realizarão as suas eleições durante o mês de fevereiro e todas as distritais marcarão os seus congressos para os meses de março e abril. O Congresso Distrital de Portalegre ainda não tem data acertada mas o concelho já está definido, Portalegre (Capital de Distrito) e a Comissão Organizadora do Congresso já foi divulgada e será composta por Pedro Barreto, Catarina Nabais, Miguel Henriques e pelo presidente da Concelhia de Portalegre.

Quercus defende corte nos subsídios para atividades que ajudam a destruir o ambiente

Os governos protegem e subsidiam diversas atividades económicas, mas algumas dessas atividades, segundo a Quercus, podem colocar em perigo o ambiente.

As empresas em questão, revela o presidente do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus, José Janela, na edição desta semana do “Ambiente em FM”, estão ligadas, sobretudo, a três setores de atividade: as energias fósseis, as pescas e a agricultura.

No caso das pescas existem, em todo o mundo, “subsídios no montante de 35 mil milhões de dólares, 80% dos quais para a pesca, em larga escala, enquanto se assiste ao colapso dos ecossistemas marinhos”.

Para a agricultura os governos do mundo inteiro “dão subsídios no valor de 500 mil milhões de dólares, sem se ter em conta a proteção ambiental, sendo que alguns ramos dessa indústria, com a da produção intensiva de gado é uma das atividades mais destruidora dos ecossistemas, considerando por exemplo a destruição de áreas de florestas primitivas, como a Amazónia, para a produção alimento para o gado que vive permanentemente em cima de cimento”, assegura o ambientalista.

De acordo com os últimos números disponíveis, para 2021, indicam os subsídios para as energias fósseis, como o petróleo e o gás, quase que duplicaram num ano, atingindo os 700 mil milhões de dólares. “Isto apesar dos lucros fabulosos que as empresas petrolíferas têm e de toda a poluição que causa a queima dos produtos derivados do petróleo. A queima dos combustíveis fósseis é também a maior responsável pela emissão de gases com efeito de estufa que conduzem às alterações climáticas”, diz ainda José Janela.

Para atribuir subsídios “deveria haver uma componente ambiental forte, para não se estar a contribuir ainda mais para a destruição da natureza. No caso dos subsídios às energias fósseis só devia haver financiamento para as energias renováveis ou para a transição para energias renováveis”.

O edição desta semana do “Ambiente em FM” para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.

Carros clássicos “invadem” Estremoz no fim de semana

A “Expo Clássicos 2023” e a “2.ª Feira de Colecionismo” decorrem no fim-de-semana de 11 e 12 de fevereiro, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

A Expo Clássicos conta, este ano, “com mais de 50 veículos e 30 motas em exposição. Este é um evento que tem vindo a dar um grande destaque a Estremoz e ao Alentejo e, nesse sentido, decidimos alargar ainda mais i evento. Este ano, temos também quatro cenários montados para que as pessoas possam desfrutar de algo diferente”,, como nos referiu Joaquim Mira, presidente da Associação de Veículos Clássicos de Estremoz.

A Expo Clássicos tem já preenchidas todas as vagas para exposição e contamos com viaturas provenientes de Lisboa, Beja ou Espanha, entre outras. Ano após ano, tentamos não repetir viaturas e o destaque desta edição vai para um Jaguar ou um Aston Martin de 1953”.

A 2.ª Feira de Colecionismo está inserida na Expo Clássicos e conta “com coleções de vários temas, sobretudo brinquedos e carros”, funcionando com o mesmo horário, mas no Pavilhão C do Parque de Feiras.

Ambos os eventos são uma organização da AVCE – Associação de Veículos Clássicos de Estremoz, em parceria com o Município de Estremoz.

Gabriel Azevedo e Liliana Gama conquistam bronze no Nacional de Judo

Os judocas Gabriel Azevedo e Liliana Gama, da Casa do Povo de Campo Maior, conquistaram a medalha de bronze, no Campeonato Nacional de Cadetes de Judo, que decorreu este fim de semana, no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”.

Gabriel Azevedo foi o terceiro melhor do escalão, a nível nacional, na categoria de + 90 quilos. Liliana Gama conquistou ao terceiro lugar do pódio em – 40 quilos.

Em prova estiveram ainda vários atletas do Sporting Clube Campomaiorense. Os judocas foram acompanhados, nesta deslocação a Almada, pelos mestres Chavigas Drogas e Natalino Borrega.

Todos os resultados:

MASCULINOS

-50KG

1º Afonso REIS SFGP

2º Francisco PINTO CNSu

3º Martin NICOLA CNFc

3º Bernardo SILVA SCP

-55KG

1º Diogo CAETANO SCP

2º Guilherme REIS SFGP

3º Luís MEILERES JCRG

3º Rodrigo AZERA JCRG

-60KG

1º Carlos COSTA SCP

2º David SILVA GDSA

3º Rafael REIS GCP

3º Cristian SILVA GCP

-66KG

1º Rodrigo JANEIRO SUS

2º Rafael RICO SCP

3º Vicente MELO ULHT

3º Afonso PEREIRA FSAL

-73KG

1º Guilherme MOURA SCP

2º Junior DUARTE SUS

3º Tomás MAGALHÃES SAD

3º David GUEDES CJMo

-81KG

1º Tiago COUTINHO SCP

2º Stanislav YOLTUKHOVSKIY JCPt

3º Victor ANTUNES A4JP

3º Bernardo CUNHA SUS

-90KG

1º Danilo STOROZHUK CASJ

2º Tiago JARDIM IFCT

3º José PINHA JCLx

3º Humberto ANSELMO JCP

+90KG

1º Romeu GUERREIRO CASJ

2º Ricardo MIMOSO SLB

3º Gabriel AZEVEDO CPCM

3º Miguel JESUS ADJF

 

FEMININOS

-40KG

1º Beatriz CARINHAS MonC

​2º Mariana AMERICO AJAr​

3º​ Liliana GAMA CPCM

-44KG

1º Madalen SANCHO CBSu

-48KG

1º Celina CARRAÇA, JCPr

2º Maria CARRAÇA, JCPr

3º Iara HENRIQUES, A4JP

3º Beatriz ALMEIDA, AJAm

-52KG

1º Mariana PEREIRA ADJF

2º Sofia SANTOS SUS

3º Catarina TORRES JCPr

3º Roxana RACOLTA SRFg

-57KG

1º Maria SILVEIRA SAD

2º Maria DIAS CRCh

3º Laura MACOVEI JCRG

3º Diana ALMEIDA SUS

-63KG

1º Carlota PINA SCP

2º Leonor COSTA SAD

3º Matilde JOTA JCPr

3º Sofia BERNARDO CJRG

-70KG

1º Patrícia DIAS JCPr

2º Ana QUEIRÓS Manh

3º Beatriz ROSA JCPt

3º Inês PAULO CJLo

+70KG

1º Rosa MANÉ JCAl

2º Cristina SILVA BVBJudo

3º Mariana NUNES ADJF

3º Leonor LIMA CJTf

União Futebol de Degolados celebra 95 anos com festa para os sócios

O União Futebol de Degolados (UFD) celebrou ontem, 5 de fevereiro, 95 anos de existência, sendo que, para comemorar a data, o clube promoveu, no sábado à noite, um jantar de convívio dos sócios.

No decorrer do jantar, foram entregues os pins de prata, àqueles que são sócios do clube há 25 anos. Foi ainda entregue uma placa a David Cirilo, sócio do UFD há 75 anos.

Após os discursos do presidente do clube, Florival Cirilo, do presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Manuel Cirilo, e do presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, a festa continuou com animação musical pela noite dentro.

“A direção orgulha-se do resultado do convívio da noite passada e continuará focada em manter o nosso clube ativo, apoiando as modalidades ativas e desenvolvendo atividades para os nossos sócios”, revela o UFD nas redes sociais.