Comissão Europeia lança manual sobre combate à desinformação e promoção da literacia digital

A Comissão Europeia lançou uma publicação para professores e educadores sobre o combate à desinformação e promoção da literacia digital.

Trata-se, acima de tudo, como revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, de “um manual de boas práticas que pode ser utilizado em sala de aula, independentemente dos níveis de ensino e está relacionado com o facto de cada vez mais estarmos numa sociedade mais digital e, esse mundo na sala de aula é dominante, o que é bom por um lado e dá competências, não só nesse contexto, mas também a nível profissional e pessoal”.

Ana Pereira acrescenta que, esta publicação se torna importante, para que os alunos “aprendam a lidar com o mundo digital e saibam perceber se as informações são verdadeiras, através de uma pesquisa de várias fontes para o mesmo assunto”.

O Manuel para professores e educadores sobre o combate à desinformação e promoção da literacia digital, pode ser descarregado aqui, e é o tema em destaque esta semana, no programa “Espaço Europa”, que pode ouvir no podcast abaixo: