Innov Plant Protect de Elvas monitoriza saúde dos castanheiros

O Innov Plant Protect de Elvas tem um projeto piloto, intitulado “A palavra aos castanheiros: educar para os conhecer, proteger e monitorizar através da tecnologia IoT”, que está em andamento desde Setembro de 2021, no concelho do Sabugual, no distrito da Guarda.

“Os investigadores instalam sensores nos castanheiros da região e conseguem, a partir dos servidores instalados em Elvas, receber dados sobre a saúde das árvores”, como nos refere, na rubrica desta semana, Márcio Almeida, investigador do departamento de Monitorização e diagnóstico de pragas e doenças do laboratório elvense.

À medida que são analisados alguns aspetos da árvore, é possível perceber se o agricultor tem que intervir para não perder a árvore. Muitas vezes, quando os sinais de fraqueza se manifestam nas árvores já é tarde demais. Assim, conseguimos fazer uma avaliação mais precoce”.

Neste primeiro semestre de 2023, o Innov Plant Protect de Elvas vai aplicar uma variante desta tecnologia em Almeida, também no distrito da Guarda, como um novo modelo de dispositivo que tem um maior rendimento, ou seja, consome menos energia para realizar o mesmo trabalho. Desta vez, as árvores serão os carvalhos, azinheiras e sobreiros.

A monitorização de árvores é o tema da edição desta semana da rubrica do Innov Plant Protect de Elvas, com Márcio Almeida, investigador do departamento de Monitorização e diagnóstico de pragas e doenças.