Taquicardia é o tema em destaque no programa “De Boa Saúde”

A Taquicardia caracteriza-se por um aumento da frequência cardíaca, ou seja, mais de 100 batidas por minuto. Com estes ritmos elevados, o coração não consegue bombear, de forma eficaz, o sangue para o resto do corpo.

Na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes esclarece que a taquicardia “é uma arritmia do coração e pode ser bastante incomodativa” e existem diversos tipos, como: “sinusal, em que o doente se queixa de que o ritmo cardíaco está constantemente acelerado, ou paroxística, que surge de repente sem motivo aparente”.

Pintão Antunes revela ainda que para ser prescrito determinado tipo de tratamento é necessário “o médico fazer estudos para entender qual a causa, não só exames ao coração, como eletrocardiograma ou holter”.

O médico aconselha ainda as pessoas a medirem a sua pulsação, e explica que devem contar as pulsações em 15 segundos e multiplicar por quatro, e se os batimentos estiverem acima de 80 ou 90 devem contactar o seu médico”.

A Taquicardia, as suas causas e tratamento são o tema da edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir no podcast abaixo: