Vila Viçosa e Alandroal vão ter santuário para elefantes em fim de vida

Imagem: National Geographic

Os concelhos de Vila Viçosa e Alandroal vão ter um santuário para elefantes em fim de vida, num investimento totalmente privado.

O propósito deste projeto é dar condições dignas aos elefantes, já sem lugar em circos e zoológicos, onde possam passar o resto dos seus dias.

Segundo o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, este santuário resulta de um projeto de um fundo internacional, que está a adquirir duas propriedades no concelho de Vila Viçosa e uma outra no de Alandroal. “Falta o projeto e desenvolver a implementação do mesmo, mas há esta firme intenção, de facto este fundo internacional escolheu os concelhos de Vila Viçosa e Alandroal, esta região, para instalar este equipamento”, adianta.

“Como todos os projetos de investimento no concelho”, garante Inácio Esperança, também este é “bem-vindo”, considerando que poderá vir a ser “uma boa oportunidade” para Vila Viçosa ao nível do desenvolvimento turístico. “Desconheço o enquadramento em que vai ser colocado, mas certamente que haverá possibilidade de conviver com este espaço e será bom certamente para estes concelhos”, diz ainda o autarca.

Ao todo, este santuário ocupará cerca de 400 hectares: 200 em duas propriedades na freguesia de Pardais, em Vila Viçosa, e outros 200 no concelho de Alandroal. Tratando-se de animais em fim de vida, o projeto do santuário inclui ainda um cemitério, para os elefantes que ali morrerem.

Em nota de imprensa, o Município de Alandroal “confirma contactos com promotores de um projeto de conservação para acolher elefantes que se encontrem em situação de cativeiro, seja em circos ou outras situações que face à evolução da legislação deixarão de ser legais em Portugal e em toda a Europa”.

O parque em questão, além dos licenciamentos municipais, requer outros tipos de autorizações, “estando o município a ajudar os promotores nesse processo. Os promotores pediram à autarquia reserva de comunicação pública até estarem dados os passos decisivos para o avanço do projeto, algo que ainda não aconteceu e razão pela qual o município de Alandroal ainda não tinha tornado o assunto público”.

O Município de Alandroal “está profundamente empenhado no apoio a este projeto privado, único na Europa, que poderá vir a colocar a região num posicionamento de referência em termos de mensagem conservacionista”.