Artesanato para todos os gostos na feira de natal do Museu Aberto

O Museu Aberto de Campo Maior abriu portas este fim de semana para uma feira de natal – “Aldeia das Mãos de Fada”, onde vários artesãos procuram dar a conhecer e vender os seus trabalhos, tendo oportunidade de o voltar a fazer também no próximo fim de semana (dias 17 e 18 de dezembro).

Entre os artesãos, encontram-se João Macareno e Verónica Moura, que lançaram já uma marca dedicada à bijutaria e aos acessórios, a “Resistência”. Segundo João, todos os produtos que têm disponíveis são feitos a partir de materiais de computadores obsoletos e outras máquinas de informática. “Temos, por exemplo, brincos feitos à base de chip7 e motherboard, temos porta-chaves feitos de processadores e memória RAM”, enumera. Já Verónica, que assegura que não tem existido muita afluência a esta feira de natal, explica que começou a produzir estas peças em casa, por não se identificar com aquelas que existiam no mercado, tendo a marca surgindo por achar que mais pessoas poderiam gostar da sua arte.

Alexandra Guerra é outra das artesãs com banca no Museu Aberto, onde se destacam os gnomos mensageiros que produz, ao longo de todo o ano, mas sempre a pensar no natal. Feitos com materiais reciclados, como restos de tecidos, cartão e serapilheira, estes gnomos são entregues com mensagens “motivacionais”. “São mensagens para dizermos às pessoas o quanto gostamos delas”, acrescenta.

Esta feira de natal funciona, este domingo, bem como no próximo fim de semana, das 10 às 13 horas e entre as 14 e as 18 horas.