Bicicletas elétricas podem chegar a Montemor no início de 2023

O município de Montemor-o-Novo pretende, no início do próximo ano, ter um serviço de bicicletas elétricas ao serviço da população.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, revela que será um sistema de bike-sharing, um sistema candidatado juntamento com o projeto dos percursos livres de obstáculos, com vários pontos na cidade, para fomentar o uso deste meio de transporte suave”.

O presidente diz que este serviço “não será para turistas, mas sim para munícipes, para que se desloquem para o trabalho ou escola de bicicleta elétrica, com um cartão próprio, que terá um valor simbólico anual”.

Para além disso, ao nível da mobilidade, no concelho, também existe já o transporte a pedido, a ser implementado em algumas freguesias, um projeto em colaboração com a CCDR. Trata-se, segundo Olímpio Galvão, de “transportes partilhados, “numa primeira fase com táxis, para pessoas que se queiram deslocar das freguesias para a cidade e vice-versa, a combinar “boleias” para ser mais barato, comparticipado pelo município e também para dar rentabilidade aos táxis, em determinadas alturas”.

Olímpio Galvão acrescenta que o município está a trabalhar no sentido de existir, no próximo ano, “um autocarro urbano, nos próximos meses, a circular a servir os Montemor-o-Novo, e a levar as pessoas a locais estratégicos, como Centro de Saúde, zonas comerciais e é algo que tem sido muito solicitado pelas pessoas e acreditamos que vai ser uma boa solução, a preços reduzidos.